Com a grande responsabilidade de suportar o peso do corpo e amortecer os impactos ao andar, além de manter a circulação sanguínea, os pés também precisam de acompanhamento específico para evitar dores e disfunções. E é então que entra em cena a podologia. A podóloga Rejane Meassi complementa, “a base do nosso corpo, os pés são pequenas plataformas que nos suportam e se movimentam nos dando a oportunidade de ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar, enfim, de exercer inúmeras atividades que exijam movimentos”.

Ela ainda explica sobre a importância do pé. “O pé é o principal suporte do peso do corpo. Basicamente tem duas funções distintas, uma em estática (quando o individuo se encontra parado em pé), e outra em dinâmica (quando o individuo se encontra em movimento). A função em estática diz respeito à distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés. A função dinâmica é bastante complexa porque engloba o estudo da mecânica dos pés e do corpo. Ela também é responsável pelo amortecimento das pressões que chegam ao pé durante a marcha, a corrida e o salto”.

A podologia é a ciência que tem como principal foco o estudo aprofundado dos pés. Sendo assim, o podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação dá a capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de doenças (patologias).

O campo de atuação da podologia é muito grande. Depende do nível de aprofundamento e capacitação do profissional é possível ofertar serviços de saúde para o cuidado de idosos, pessoas com diabetes, crianças, esportistas, além do atendimento clinico e autônomo. Segundo Rejane, “conhecimento, atualização e estudos constantes são os principais aliados do podólogo no decorrer de sua profissão”.

Além da estética

Apesar de o leque de atividades também envolver cuidados com o corte das unhas e a raspagem e higienização dos pés, o trabalho desse profissional não pode ser confundido com o de pedicure. “A ideia geral da podologia é a promoção de saúde, e não da estética. Além de serem diferentes, as técnicas sanitárias que utilizamos exigem ambientes e equipamentos adequados para evitar riscos, como infecções”, completa Rejane.

As doenças (os problemas)

Além da prevenção, a podologia trata de calos, calosidades, unhas encravadas, fissuras, micoses, verifica a marcha e orienta os clientes sobre medidas de prevenção. Existem vários problemas que atacam os pés, deixando-os com uma aparência não muito boa. Confira os problemas mais conhecidos e mais frequentes e alguns dos cuidados para evitar surgimento deles.

Frieira

A frieira é causada por um fungo e é a mais comum entre as micoses. A melhor maneira de evitar o surgimento é enxugar muito bem entre os dedos dos pés sempre que estiverem em contato com água. Outro detalhe importante é nunca ficar descalço, principalmente em banheiros públicos.

Unha encravada

Para evitar que ela encrave, na hora de cortá-la mantenha o seu formato natural, nunca corte os cantos. Agora, se o problema já se instalou, procure um podólogo, pois esses profissionais conhecem técnicas que fazem sua unha voltar à curvatura natural. Se você tentar sozinho, apenas irá pior o problema.

Chulé

Para eliminar este odor, que é capaz de deixar qualquer pessoa sem graça, use sempre meias de algodão, que absorvem melhor a umidade. E não use o mesmo sapato em dias seguidos, sempre faça um rodízio dos calçados.

Micose de unha

Se por algum motivo você descolou a unha do seu pé, tenha certeza que a porta se abriu para os fungos e bactérias. E para não agravar ainda mais o problema, não retire a pele nem dos lados e nem de cima da unha, e procure um profissional capacitado para lhe ajudar com o desconforto.

O pé diabético

A Podóloga alerta para a prevenção. “O cuidado com os pés diabéticos é muito importante, pois qualquer corte ou ferimento poderá causar uma série de infecções inclusive levar a uma gangrena (falta de circulação sanguínea em um tecido). Os pés, por estar mais sujeitos a traumatismo por calçado, unha encravada, calos, bolhas, exposição ao pó e a sujeira, podem ocasionar na pessoa diabética sérias complicações. Em quem tem o problema, além do tecido do pé ser pobremente nutrido pelo sangue devido à deficiência circulatória, esse sangue também tem quantidade exagerada de glicose e escassez em oxigênio. Uma simples ferida pode desencadear um processo infeccioso, e levar até a uma amputação”.

Nesse caso, o podológo atua na prevenção e tratamento da pele, dos pés, unhas, calos, calosidades, indicando inclusive sapatos adequados e instruindo pacientes quanto aos cuidados diários com seus membros inferiores.

Rejane comenta que o exame diário dos pés e a proteção de dedos e tornozelos são maneiras mais fáceis de evitar o aparecimento de lesões. E ela lembra, “é necessário secar bem os pés, cortar as unhas periodicamente e com cuidado para não causar feridas, evitar a aproximação de calor perto do local (bolsas de água quente e fogo), examinar diariamente os sapatos e ir a consultas periódicas com seu médico e ou podólogo”.

A podologia e a 3ª idade

É na terceira idade que podemos observar no corpo as alterações que ocorrem ao longo da vida. Assim, é possível notar, no organismo, mudanças motoras e fisiológicas que muitas vezes resultam em limitações para a execução das atividades diárias.

Desse modo, nesta fase da vida é necessária uma atenção especial aos pés, à base do aparelho locomotor. Sendo assim, o podólogo especializado poderá fornecer os cuidados essenciais para um caminhar mais saudável e sem dor.

Rejane explica que esses problemas podem ser encontrados nos pés de qualquer pessoa e não acarretam maiores danos nas pessoas saudáveis, mas no diabético, podem levar a complicações sérias. Os pequenos ferimentos quando não são tratados podem evoluir para celulite, abcesso e gangrena, podendo causar uma amputação.


Cuidados em casa

Para manter os pés saudáveis é necessário lavá-los diariamente com água e sabão neutro, seca-los muito bem, principalmente entre os dedos. Também evitar o uso de sapatos apertados e usar sempre meias de algodão.
Rejane ressalta que as unhas devem ser mantidas sempre curtas, mas não ao ponto de sentir dor e sem cortar nas laterais. Cremes hidratantes devem ser usados diariamente.