A Serra gaúcha foi destaque na edição inédita que incluiu três eventos tradicionalistas em uma única programação. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), unificados no Festival dos Festivais, movimentaram o Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 13 e 15 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, quando o espaço recebia milhares de apreciadores da cultura gaúcha, o evento contou com a presença de pouco mais de duas mil pessoas ao longo dos dias. Artistas que integram a 11ª e a 25ª Regiões Tradicionalistas (RT), cuja cidades fazem parte da Serra estiveram presentes e trouxeram premiações para casa.

Durante o encerramento, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, agradeceu a participação e o envolvimento dos tradicionalistas durante a realização do Festival e lembrou que, num primeiro momento, a ideia era realizar as apresentações de forma on-line, sem a presença de público, apenas com os artistas. No entanto, em razão da mudança nos protocolos sanitários municipais e estadual, houve a possibilidade de mudar a ideia e promover a participação dos amantes da cultura gaúcha. “Avançamos muito. Mas tudo só foi possível pela participação das equipes de trabalho de Santa Cruz, 5ª RT, ATS, Secretarias da prefeitura, patrocinadores, Sedac e Conselho Estadual de Cultura, e a consciência de cada tradicionalista que soube entender o porquê da retomada neste formato”, disse. “Estamos felizes porque atingimos os nossos objetivos”, concluiu o presidente.

Bento Gonçalves também esteve representado na modalidade Chula, com a apresentação de Jonatas dos Santos Pires, do CTG Laço Velho. Diferentemente dos anos anteriores, onde ocorriam seletivas para chegar à final do evento, neste ano, o MTG convidou artistas que participaram das últimas cinco edições do ENART. Além disso, a modalidade das danças tradicionais ocorreu em formato de mostra e não competição. Apenas as categorias individuais tiveram premiação para os três melhores colocados.

Confira os vencedores da região nas modalidades individuais

Conto
3º Lugar – Juarez Nunes da Silva – CTG Imigrantes e Tradição – Caxias do Sul – 25ªRT

Conjunto Instrumental
1º Lugar – CTG Campo dos Bugres – Caxias do Sul – 25ªRT

Gaita Piano
Luiz Miguel Valin – CTG Sinuelo – Caxias do Sul – 25ª RT

Gaita de Boca
1º Lugar – Severino Ancillago – CTG Querência do Prata – Nova Prata – 11ª RT

Causo
1º Lugar – Vilson Nunes do Amaral – CTG Querência da Poesia Xucra – Caxias do Sul – 25ª RT

Chula em Trio
1º Lugar – João Vitor Teixeira – GTCN Velha Carreta – Caxias do Sul – 25ª RT
3º Lugar – Leonardo Soares Teles dos Santos – CTG Negrinho do Pastoreio – Caxias do Sul – 25ª RT

Violino
2º Lugar – Tiago Guadagnin Radin – CTG Pousada do Imigrante – Nova Bassano – 11ª RT

Foto: Eco da Tradição / Reprodução