É quase intuitivo o desenvolvimento dos movimentos que realizamos. Desde quando estamos no ventre materno realizamos movimentos como forma de expressão.

Quando ainda bebês, nós executamos movimentos de forma involuntária. Como, por exemplo: engatinhar e querer pegar os pezinhos. Esses movimentos são praticados, involuntariamente, por comandos do cérebro (sistema sensorial) interagindo com o sistema muscular e o sistema esquelético para que possamos realizar os movimentos de forma coordenada.

O que é importante saber?

Na coordenação motora fina a criança desenvolve e controla suas habilidades e movimentos mais específicos e delicados. Exige-se muito mais da criança, pois ela deve aprimorar os seus movimentos tornando possível o manuseio de pequenos objetos. Como por exemplo: pegar um lápis, começar a desenhar, pintar dentro do desenho, fazer traços pontilhados e recortar.

Não pense que fazer tudo isso é fácil e rápido! Todos esses movimentos para serem executados precisam de muito treino e incentivo. A repetição de movimentos e a realização de exercícios ajudam a melhorar o desenvolvimento da coordenação motora.

Dicas para pais e professores

Os pais devem estimular o desenvolvimento da coordenação motora em seus filhos ajudando nas tarefas escolares e brincando com jogos.

Na escola, o professor deve estimular e trabalhar a coordenação motora com exercícios mais específicos como: pintar os desenhos (delimitar que a criança pinte dentro do desenho), realizar atividades como, recortar e colar figuras, cobrir traços pontilhados, ligar os pontos formando uma figura e ainda incentivar com jogos.

As crianças aprendem brincando com os jogos, pois estes despertam a curiosidade e fascinam por suas cores e formatos.

Dicas de livros para pais e professores

Movimente-se: Brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora – Silvia M. Guedes dos Reis

Práticas Psicomotoras para a sala de aula – Geraldo P. de Almeida