Pelo menos 17 presos foram transferidos após um princípio de rebelião ser registrado na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, em Linha Palmeiro, interior do município. Na ação, que iniciou por volta das 11h30min, durante o horário de visitas, colchões foram incendiados e as visitas interrompidas. De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), os apenados foram transferidos para presídios de Uruguaiana, Charqueadas, Ijuí, Bagé, Pelotas e Rio Grande. Equipes da Susepe concluíram a transferência por volta das 7h30min. 

Durante o princípio de rebelião, pelo menos 12 detentos ficaram feridos. A informação foi confirmada pelo advogado da Comissão Carcerária de Bento Gonçalves, Vinícius Boniatti. Os feridos fora socorridos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Ainda no sábado, o secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul, César Faccioli, esteve no local acompanhando os trabalhos do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes).

Com o princípio de incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas que afetaram duas celas do complexo. Por questões de segurança, as luzes foram desligadas no local que ficou alagado após o trabalho dos bombeiros. A Brigada Militar através do BPChoque de Porto Alegre também foi chamada para conter os presos.

Em resposta às ações da polícia, familiares protestaram na parte de fora do presídio, por não estarem sendo informados sob o que estava ocorrendo dentro da prisão. Em um momento, pedras e uma fogueira bloquearam a via principal, dificultando o acesso do Gaes que arremessaram bombas de efeito moral contra os manifestantes.

Ao ser declarada que o tumulto estava controlado, por volta das 17h30min, ocorreram os procedimentos de revista e posterior visita de representantes dos Direitos Humanos da OAB às instalações da casa prisional. A Penitenciária segue neste domingo, 26, sendo monitorada pela Seapen/Susepe como forma de garantir a ordem no local.