Terça-feira, 11 de Agosto de 2026

ÚLTIMA HORA

Após rompimento parcial durante enchente e início das obras de recuperação na hidrelétrica 14 de julho, Aneel realiza fiscalização em usinas da região

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou na semana passada uma fiscalização técnica em usinas hidrelétricas que foram impactadas pelas intensas enchentes que atingiram a região entre abril e maio de 2024. O foco da vistoria foram as hidrelétricas do Complexo Energético Rio das Antas. Entre as usinas vistoriadas, a UHE 14 de Julho se destacou devido ao rompimento parcial de sua barragem, que ocorreu em decorrência das vazões históricas.

De acordo com as informações obtidas junto à Agência, as obras de reconstrução da barragem estão em andamento e apresentam um progresso significativo, com previsão de conclusão para março de 2025. Até lá, a barragem permanecerá em estado de alerta, enquanto sua capacidade de geração é recuperada gradualmente.

A fiscalização também incluiu a UHE Monte Claro, que enfrentou a inundação de sua casa de força devido a um deslizamento. As ações de recuperação nessa usina estão em pleno andamento, e há expectativas de que ela retorne à operação até o final de novembro de 2024.

Em contraste, a UHE Castro Alves, localizada a montante do complexo, não sofreu danos significativos durante as chuvas e manteve a normalidade operacional, conforme confirmado pela inspeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE CONOSCO

Sua marca em destaque para milhares de leitores