O governador Eduardo Leite anunciou em uma transmissão ao vivo, na tarde desta segunda-feira, 27, que o governo manteve a região da Serra Gaúcha na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado. Conforme o governador, com a revisão, de 14 regiões em bandeira vermelha apenas oito permanecem com o mesmo status. Com isso, as restrições mais rígidas permanecem prevalecendo até a segunda-feira, 3 de agosto.

De acordo com Leite, a Serra Gaúcha apresentou aumento em todo os indicadores avaliados para a manutenção da bandeira vermelha. “A região de Caxias do Sul é preocupante. Nesse momento, há um leito livre para cada dois ocupados”, diz.

No final de semana, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne), encaminhou um pedido de reconsideração para o retorno à bandeira laranja. Uma nova revisão do modelo de Distanciamento Controlado será apresentada pelo Estado na sexta-feira, 31.

Além da macrorregião de Caxias do Sul, permanecem na bandeira vermelha Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões e Passo Fundo. As demais regiões permanecem na bandeira laranja, considerado risco médio de contaminação. Mesmo com a permanência, dos 49 municípios pertencentes à macrorregião de Caxias do Sul, 24 poderão adotar os protocolos da bandeira laranja, que são pouco mais brandos.

Em breve, mais informações.