Contrato com o grupo L. Formolo foi realizado por meio de licitação e teve início no dia 22 de junho, prevendo até 400 cremações por ano. Empresa diz ter sido pega de surpresa e prefeitura justifica que a medida visa readequar os critérios que determinam quem pode utilizar o serviço

A prefeitura de Bento Gonçalves suspendeu os serviços de cremação de vítimas do novo coronavírus ou declaradas suspeitas no atestado de óbito, que eram realizados pelo Grupo L. Formolo, vencedor da licitação que permitia até 400 cremações por ano, além da exumação de 200 jazigos no cemitério municipal da cidade. O contrato entrou em vigor no dia 22 de junho.

De acordo com o documento, o serviço incluía a disponibilização de urna funerária, transporte até o crematório, em Caxias do Sul e a entrega das cinzas do ente para a família. Nesta segunda-feira, 27, o grupo L.Formolo divulgou nota informando que a empresa foi “pega de surpresa” com a suspensão do serviço que teria validade por 12 meses, conforme o contrato. A comunicação teria partido da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. “O serviço oferecido pelo município, de forma gratuita, é de grande valia para as famílias que aceitam a cremação”, explica Mateus Formolo, diretor comercial do Grupo.

Conforme Formolo, no comunicado de suspensão encaminhado pela pasta, apenas há informação de que as cremações referentes ao edital, estariam suspensas até segunda ordem, para “esclarecimentos internos”.

Na mesma licitação, a prefeitura contratou o grupo para a realização de até 200 exumações no cemitério municipal. Segundo a empresa, pelo menos 20 procedimentos já foram realizadas. Além das exumações, o município licitou a cremação de 200 restos mortais. No entanto, a ordem de serviço para o procedimento não foi emitida, afirma a L. Formolo.

Em nota, a prefeitura informou que a suspensão visa readequar o protocolo que determina quem pode utilizar o serviço. “Atualmente são disponibilizadas cremações gratuitas para a comunidade de baixa renda, cadastradas na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, pelos CRAS. Porém, havia um entendimento diferente, e o serviço poderia ser disponibilizado para pessoas que não se enquadram nos critérios”, diz o documento.

Conforme a prefeitura, o recurso é oferecido quando a família não dispõe de túmulos, jazigos ou capelas próprias. “A suspensão é do edital de cremações do Município é temporário, as cremações particulares seguem sendo realizadas normalmente”, finaliza.