Mudança vai atender os alunos dos 4 aos 6 anos, matriculados nas turmas do Jardim A e B

Pais, alunos e profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felix Faccenda, localizada no bairro Municipal, em Bento Gonçalves, ganharam um motivo para comemorar. É que, recentemente, foi anunciado que o educandário, responsável por atender cerca de 250 estudantes, vai passar por obras e, posteriormente, com a ampliação do espaço físico, vai atender em turno integral.

A decisão da mudança, que vai abranger alunos dos 4 aos 6 anos, matriculados nas turmas do Jardim A e B, se deu, de acordo com a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, porque essa faixa etária não tem com quem ficar após o horário das aulas. “Atualmente (os estudantes) são atendidos apenas em um turno da escola, no outro, algumas famílias tem dificuldade de encontrar pessoas para cuidarem destas crianças”, explica.

O bairro conta com a Escola Municipal infantil Lar dos Pequeninos, que atende, de forma integral, crianças de zero a quatro anos. Após essa idade, a maioria dos alunos é direcionada para a EMEF Felix, que trabalha, por enquanto, com apenas um turno. Contudo, os estudantes maiores, a partir dos seis anos, tem a possibilidade de, no contra turno, passarem o restante do dia no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Portanto, apenas a faixa dos 4 aos 6 não contava com essa possibilidade.

A diretora do educandário, Morgana Villa Bochi, reforça que a situação é uma carência, principalmente dos pais. “É uma demanda das famílias. Sentiu-se a necessidade dessas crianças terem algo para fazer nesse contra turno, de aproveitar esse tempo”, aponta.

De acordo com Morgana, com o novo projeto, a intenção é atender seis turmas. “Temos uma demanda bem grande de crianças pequenas. São, em média, vinte crianças por turma. Com a ampliação, vamos continuar atendendo-as, mas aí será o dia inteiro”, afirma.

Benefícios

Dentre as vantagens que a mudança vai acarretar, a diretora destaca que a principal é que os responsáveis pelas crianças não terão mais a apreensão de onde ou com quem vão deixar as crianças. Além do aumento no ensino. “As famílias não vão mais se preocupar com quem deixar as crianças nesse turno contrário e elas vão ter mais aprendizado, vão estar em um local seguro, assistidas, com todo apoio pedagógico” frisa.

Segundo Morgana, há vários relatos de familiares que perdem oportunidade de emprego por não ter com quem deixar os filhos. “Alguns contam que tem que pagar alguém para cuidar e aí acabam pagando para trabalhar, porque as pessoas não ficam de graça e algumas pessoas ficam com dez crianças em uma só casa, então é complicado, até por essa visão que foi tomada essa decisão”, afirma.

Obra: o primeiro passo

Antes de começar a atender em turno integral, a escola passará por uma grande reforma. O valor total do investimento é de R$658 mil. “Este valor compreende a construção de um novo prédio, com espaços para atividades administrativas, salas de aula, de recursos multifuncionais, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, reforma da quadra, do parque infantil e área externa, bem como troca da rede elétrica e manutenção do telhado, pintura e cercamento”, explica Adriana.

Também de acordo com Adriana, o projeto arquitetônico já está em processo de licitação. “A escola e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) estão organizando os documentos necessários, aquisição de mobiliário, materiais e preparação dos profissionais. As famílias foram comunicadas no dia do lançamento do projeto e estão aguardando ansiosas esta obra”, assegura.

  • Troca do cercamento do parque existente
  • Reconstrução total do piso do pátio externo
  • Construção de nova sala de aula para turma do jardim de infância
  • Construção do banheiro dos professores da área de serviço
  • Construção de banheiros coletivos novos
  • Construção de corredor de ligação entre bloco administrativo novo e a escola existente
  • Construção de novo bloco administrativo
  • Construção da nova casa de armazenamento de gás GLP
  • Construção da calçada conforme existente
  • Construção de cortina de contenção em concreto armado