O Governo do Estado aceitou o recurso apresentado pela macrorregião de Caxias do Sul, solicitando a manutenção da bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 29, pelo governador Eduardo Leite. A solicitação foi encaminhada no sábado, 27, pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Entre os pontos defendidos pela entidade, foi o de que a região foi severamente atingida pelos dados dos últimos boletins epidemiológicos do Comitê Estadual e do governo estadual, havendo disparidades e informações conflitantes com as de âmbito local. 

Apesar de acatar o pedido, Leite fez um alerta sobre a velocidade da transmissão do vírus, considerada por ele, muito alta. “Por mais que nós estejamos ampliando nossa capacidade de internações hospitalares, se o vírus se disseminar em uma velocidade muito alta não há nem estrutura física disponível nem equipes médicas disponíveis para atender a todos”, disse.

Além de Caxias do Sul, as macrorregiões de Palmeira das Missões e Erechim deixaram de estar na bandeira vermelha e foram para a laranja. Mantém-se na bandeira vermelha Santo Ângelo e Passo Fundo.

As novas bandeiras entram em vigor na terça-feira, 30 e seguem até a segunda-feira, 6 de julho.