A equipe de Bento conta com apenas 40% do efetivo necessário para iniciar as entrevistas e pesquisas no próximo mês

Na terça-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um novo edital, disponibilizando 100 vagas para recenseadores de Bento Gonçalves e região. A baixa adesão da população após os dois últimos processos seletivos, fez com que a organização reabrisse as inscrições, que vão até hoje, 28 de julho.

O coordenador operacional do censo no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, comenta que a equipe de Bento conta com apenas 40% do efetivo necessário para iniciar as entrevistas e pesquisas no próximo mês. Segundo ele, o censo possui dois grandes objetivos: a contagem populacional e a identificação da forma que as pessoas vivem. “Desde 2010, nós não realizamos um censo demográfico. Atualizar esses dados é muito importante para aferir a qualidade e eficácia das políticas públicas de qualquer esfera de governo, e também para a iniciativa privada para investimentos, além de ter um diagnóstico atualizado sobre a situação de vida da população. Participar do censo é mais que um trabalho, um ato de cidadania”, revela.

Confira as vagas abertas:

• Bento Gonçalves: 81
• Boa Vista do Sul: 2
• Carlos Barbosa: 9
• Coronel Pilar: 1
• Garibaldi: 22
• Monte Belo do Sul: 2
• Pinto Bandeira: 1
• Santa Tereza: 1

Como e onde se inscrever?

Em Bento, as inscrições serão realizadas sem nenhuma taxa ou provas, no posto de coleta do IBGE, localizado na Escola General Bento Gonçalves (Travessa Maceió, 26, Centro). O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.

Qual a remuneração?

Os recenseadores são remunerados por produtividade, conforme a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas. Considera-se ainda, a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido e o registro no controle da coleta de dados.

O IBGE disponibiliza um simulador que calcula, aproximadamente, qual a remuneração do candidato a recenseador do Censo 2022, utilizando como base de cálculo as características de cada município, os tempos médios de duração das entrevistas e os deslocamentos durante o trabalho de coleta.

Confira a simulação através do link.