Depois de imunizar com a primeira dose da vacina AstraZeneca, 375 apenados da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, a prefeitura emitiu nota informando sobre o procedimento realizado, em razão das críticas geradas nas redes sociais sobre a situação.

De acordo com o documento, a determinação para imunizar pessoas provadas de liberdade vem do Ministério da Saúde e deve ser cumprida pelos municípios. Ainda, segundo a nota, o município garante o cumprimento, na íntegra, de todos os critérios de priorização estipulados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) para a covid-19.

Confira a nota oficial:

A Prefeitura de Bento Gonçalves esclarece que a decisão de vacinar os 375 apenados da Penitenciária Estadual, não é do Município. A determinação é do Ministério da Saúde e precisa ser cumprida por todas as cidades do Brasil que possuem população carcerária. O Plano Nacional de Imunização (PNI) para Covid-19 deve ser respeitado sem margem para descumprimento dos critérios de priorização. 

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que trabalha incansavelmente com zelo, responsabilidade e transparência para que todos os grupos sejam vacinados o mais brevemente possível.