O arcebispo de Cascavel, no oeste do Paraná, Dom Adelar Baruffi saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) em Curitiba e já está em um quarto se recuperando da cirurgia para retirada de um tumor na cabeça. As informações foram atualizadas nesta terça-feira, 16, pela assessoria de comunicação da arquidiocese.

De acordo com as informações, a cirurgia durou aproximadamente cinco horas e ocorreu dentro das expectativas da equipe médica. Ele deve seguir em observação até a sexta-feira, 19. Segundo o boletim, o religioso não apresentou complicações durante a estada na UTI e fez o trajeto para o quarto simples caminhando. Conforme a arquidiocese, todos os indicadores físicos estão normais. “Todos os movimentos estão normais. A saturação, pressão arterial e batimentos cardíacos estão ótimos. A poucos minutos recebeu por chamada de vídeo uma saudação do Núncio Apostólico, que lhe desejou boa recuperação e o certificou de suas orações”, informa a nota.

Após alta hospitalar, Baruffi deve ficar mais algumas semanas na capital paranaense para realização da radioterapia, segundo a arquidiocese.

Relembre o caso

No dia 7 de novembro o arcebispo teve um desmaio durante uma missa e foi levado ao hospital de Cascavel. Ele fez alguns exames que constataram o tumor na cabeça.

Aos 51 anos, o religioso foi nomeado arcebispo de Cascavel em setembro, assumindo o comando em outubro. Natural de Coronel Pilar, o religioso ingressou no seminário aos 15 anos e foi nomeado bispo em 2014.

Como padre, Baruffi atuou em Bento Gonçalves entre os anos 2012 e 2014. Neste período, o religioso coordenou a região pastoral de Bento Gonçalves, que engloba paróquias de outros municípios, como Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Santa Bárbara. Ele recebeu ordenação presbiteral em 1995. Antes de Cascavel, ele era bispo em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.