Uma notícia pegou a comunidade católica de Cascavel, estado do Paraná, e também os paroquianos de Bento Gonçalves, onde o arcebispo Dom Adelar Baruffi atuou. De acordo com as informações da arquidiocese paranaense, o religioso teria sofrido um desmaio no domingo, 7 de novembro. Após ser submetido a uma bateria de exames, a equipe médica descobriu uma lesão cerebral que ainda segue sendo investigada.

Conforme a arquidiocese, caso os resultados mostrem agravamento de seu quadro clínico, não está descartada a realização de um procedimento cirúrgico. Ele segue internado, sem previsão de alta.

Como padre, Baruffi atuou em Bento Gonçalves entre os anos 2012 e 2014. Neste período, o religioso coordenou a região pastoral de Bento Gonçalves, que engloba paróquias de outros municípios, como Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Santa Bárbara.

Em Cruz Alta, dom Adelar atuou como bispo diocesano até ser nomeado arcebispo de Cascavel,

Dom Adelar Baruffi tem 51 anos e foi nomeado arcebispo de Cascavel em setembro, após o antigo ocupante do cargo, dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da Covid-19. Ele tomou posse em 31 de outubro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.