Uma operação para minimizar os efeitos provocados pelas chuvas da semana na ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, teve início na terça-feira, 18. Máquinas estão no local efetuando reparos no trecho de 14 quilômetros. A previsão é de que os trabalhos sigam pelos próximos 10 dias. Em razão disso, motoristas devem redobrar a atenção ao passarem pelo local.

A pavimentação no local está a cargo da prefeitura de Bento Gonçalves, já que o trecho é de sua responsabilidade. Desde 2021, o trecho, que até então pertencia ao Estado, foi municipalizado, repassando todas as ações a cargo do poder público da cidade.

A medida, urgente, ocorre após dias e intensa chuva que acabaram abrindo crateras em sua extensão, podendo, inclusive, provocar danos a veículos que trafegam pelo local, principalmente nesta época do ano em que o número de turistas aumenta consideravelmente. De acortdo com a prefeitura, os trabalhos estão concertados na Linha Oito da Graciema e seguirão até o limite com o município de Monte Belo do Sul. “É um trabalho demorado porque as equipes trabalham recortando o asfalto dos trechos mais críticos e colocando o pavimento quente. É uma ação que precisa de dias secos, como nesta semana, o que facilita o andamento dos trabalhos”, afirma o secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei Christofoli. 

Foto: José Steffenon / Divulgação