Vitória. Este é o sentimento de Alvino Raimundo Borges, de 61 anos, que após 101 dias de batalha contra a covid-19 recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini. A transferência para um leito clínico ocorreu na terça-feira, 13. Para celebrar o momento, Borges foi recebido pelos profissionais de saúde sob aplausos. Com placas que contavam um pouco dos desafios que o paciente precisou vencer, eles ocuparam o corredor para encerrar com palmas o período de tratamento na unidade.

A batalha contra o novo coronavírus teve início no dia 4 de julho, no dia do seu aniversário e ao longo de mais de três meses de tratamento, Borges conseguiu superar as dificuldades provocadas pela doença. No fim do corredor, esperando na saída, estavam os familiares, que ajudaram a conduzir o paciente até a unidade de internação do Hospital Tacchini, onde ele vai continuar o tratamento. Ainda com dificuldade de fala em função da doença, o paciente deixou a cargo do seu filho, Lucas Borges, a frase de despedida da equipe da UTI. “Muito obrigado por tudo que vocês fizeram por meu pai e por nossa família”, resumiu.

Durante o período em que esteve na UTI, o paciente sofreu uma série de complicações, entre elas, o comprometimento de mais de 50% da capacidade pulmonar.

Além das limitações físicas impostas pela doença, que o fizeram passar 90 dos 101 dias intubado, Borges precisou lutar também contra os efeitos psicológicos causados pelo período prolongado de internação. Por diversas vezes ele manifestava a vontade de desistir e insistia para não realizar os tratamentos fisioterápicos, passando inclusive por crises de pânico durante o período.

“Devolver pacientes como o seu Alvino à sua família, após uma dura luta de 101 dias, faz valer cada minuto que passamos longe da nossa própria família nessa batalha contra a Covid-19”, descreve a médica Lislane Freitas. “A vitória dele foi também uma das nossas maiores vitórias durante o período da pandemia”, conclui a médica Thais Branchi.

Foto e vídeo: Ascom Hospital Tacchini