O Super Apolo Botafogo foi palco de um evento, na segunda-feira, 9, que poderá mudar o futuro de muitos adolescentes de Bento Gonçalves. Na ocasião, foi realizado um ato de integração entre 18 jovens que o mercado abraçou para fazer parte da equipe de funcionários por meio do Programa Jovem Aprendiz, pais e/ou responsáveis e lideranças da cidade.

Os adolescentes são todos ligados a Abraçaí, instituição que atende crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a Presidente da entidade, Eliana Casagrande Lorenzini, os integrantes estavam desde o início do ano procurando uma chance de trabalhar, porém, sem sucesso. Foi então que por meio do mercado surgiu essa oportunidade. “O Apolo precisava de 16 jovens e nós tínhamos 18 para colocar, então conversamos e conseguimos inserir todos”, explica.

Acreditando na nova geração como futuros líderes, o supermercado dispõe no quadro de profissionais cerca de 20% a mais de jovens aprendizes e de pessoas com deficiências (PCDs) do que o número exigido por lei. O Diretor da Companhia Apolo de Supermercados, Antônio Cesa Longo, destaca que torce para que os profissionais da rede sejam vitrine para outros empresários também. “Queremos ser parte do crescimento dessas pessoas, então isso nos orgulha. Não queremos que nasçam aqui e terminem suas atividades aqui, mas que sejam felizes e que o Apolo realmente possa fazer parte da realização das conquistas”, afirma.

Longo também reforçou a importância da presença e do compromisso dos pais dos jovens durante o processo. “A gente acredita que os pais têm que estar presentes, que não podem transferir toda responsabilidade para professores e chefes. Os jovens têm que ser orientados, cobrados e estimulados”, diz.

Como vai funcionar

Desde o dia 2 de dezembro os adolescentes estão participando do curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bem, Serviço e Turismo, fornecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que apoiou a ação abrindo uma turma fora de época.

Os novos adolescentes vão desempenhar atividades dentro das seis lojas da rede Apolo. Para isso, segundo o Diretor Regional do SENAC, José Paulo da Rosa, nos próximos meses, eles vão passar por cerca 480 horas de aulas teóricas para formação comportamental e técnica, além de 600 horas práticas dentro da empresa que deve ser supervisionada por professores e também pela equipe do mercado.

Da Rosa acrescenta que entende o programa de aprendizagem como o melhor do país em inserção de jovens no mercado trabalhista, uma vez que, dá oportunidade de trabalho com carteira assinada para pessoas sem experiência. “O jovem ficar um período mínimo de um ano e às vezes até dois anos em uma atividade tendo uma formação técnica e comportamental do SENAC junto com a experiência pratica dentro da empresa é uma oportunidade que realmente deve ser enaltecida, porque muda a vida desses 18 jovens”, concluiu.

Comércio local

Representando o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) Regional de Bento e a Federação do Comércio (Fecomércio), Daniel Amadio aponta que o profissional com formação tem um diferencial na hora da contratação. “Quem tiver essa oportunidade já vai ter um currículo melhor do que a maioria da massa que está entrando no mercado de trabalho”, analisa.

Amadio também afirma que torce para que os jovens gostem da ideia e se engajem no projeto e frisa a oportunidade diferenciada que os adolescentes estão ganhando. “Aqui eles estão tendo gratuitamente a oportunidade de participar e ao mesmo tempo se destacar e quem sabe quando terminar esse período de adaptação serem empregados, efetivados no Apolo ou em outros mercados. Enfim, essa empresa está dando uma oportunidade esperando que reconheçam e devolvam isso com trabalho, mas poderão crescer em outros segmentos, outras portas poderão abrir”, orienta.

Também presente do evento, Orildes Lottici, Presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), afirma que se os jovens souberem aproveitar a oportunidade, poderão chegar ao nível de gerencia dentro da empresa. “A Abraçaí recebe crianças desde os 5 anos e entrega para o comércio local adolescentes preparados, que necessitam ter uma condição de vida onde recebam dinheiro e criem um lado profissional até porque são o futuro da nossa cidade”, projeta.