A prefeitura de Farroupilha confirmou que pretende iniciar a imunização de professores e funcionários de escolas a partir da semana que vem. Com cerca de 20% da população imunizada, o município tem previsão de iniciar a aplicação das doses na quarta-feira, 19. Apesar da intenção, na quarta-feira, 12, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu liminar que pedia a suspensão da vacinação de trabalhadores a educação do município de Esteio, o que ocasionaria a proibição da vacinação dos profissionais em outros municípios.

Em Farroupilha, cerca de 800 profissionais poderiam ser imunizados, caso a vacinação inicie já na próxima semana. No entanto, ainda não há previsão de quantas doses seriam disponibilizadas para a ação. O levantamento deve ocorrer após o termino da campanha do grupo de comorbidades, prevista para a terça-feira, 18. Conforme o vice-prefeito, Jonas Tomazini, caso hajam poucas doses, a imunização poderá ser realizada em etapas. “A etapa das comorbidades é a que mais temos dificuldade de determinar quantas pessoas integram o grupo. Depois, é que saberemos quantas doses irão sobrar”, explica.

Em contato com a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, o município ainda não tem nenhum posicionamento sobre a possibilidade de aplicação de doses nos educadores.