A Macrorregião de Caxias do Sul, em que Bento Gonçalves faz parte, permanece por mais uma semana em alerta no Sistema 3As de Monitoramento do Gabinete de Crise do Governo do RS, divulgado na terça-feira, 6 de julho. Apesar de leve melhora nos índices de ocupação de leitos de UTI, a região não conseguiu atingir índices suficientes para a retirada do alerta que segue em vigor. Outras cinco regiões apresentaram evolução positiva nos indicadores.

Conforme o boletim emitido pelo Grupo de Trabalho (GT), ao longo da última semana, a região de Caxias do Sul apresentou redução de 6,1% nas internações em leitos de UTI entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de menos 16 pacientes. Com isso, a região possui 246 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,2%, com 46 leitos livres. Até o momento, mais de 156 mil casos já foram confirmados nos municípios da região. Desse total, mais de 2,8 mil pessoas morreram.

No entanto, a decisão em manter o alerta à região envolve fatores regionais e macrorregionais que vão além dos indicadores de internação. De acordo com o documento, o GT orienta que sejam reforçadas as campanhas de comunicação local com orientação sobre uso orientação correto de máscara, distanciamento e ventilação. Estabelecimentos comerciais devem continuar realizando a busca ativa de funcionários com sintomas de síndrome gripal e encaminhamento de casos suspeitos para testagem adequada. Aos municípios, o boletim orienta ainda a ampliação da disponibilidade e de locais de testagem, respeito às regras de isolamento dos suspeitos e confirmados, manutenção da vacinação com fortalecimento da completude do esquema vacinal, incluindo a busca ativa de cidadãos e reforço da comunicação para aplicação da segunda dose.

A ampliação da fiscalização não só de aglomerações, mas também do cumprimento dos protocolos mínimos
obrigatórios, especialmente de lotação dos estabelecimentos, em diálogo com a população e o empresariado local também deverá ser avaliada para diminuir o aumento no número de casos.

Até o momento, a região alcançou o percentual de 15,1% na população com esquema vacinal completo, sendo a 6ª região com menor proporção de vacinados.

Governador comemora, mas pede cautela à população

O governador do RS, Eduardo Leite, comemorou as reduções dos indicadores, mas pediu que a população não relaxe nas medidas de prevenção. Apesar dos avanços na vacinação, a situação no Rio Grande do Sul ainda é delicada e exige muitos cuidados. “É algo a se comemorar, sim, a melhora de indicadores, mas é importante ressaltar que a retirada dos Alertas não pode implicar no relaxamento nos cuidados. Pelo contrário, quer dizer que devemos seguir com eles, porque estão dando certo. A vacinação está avançando em bom ritmo, mas ainda precisamos manter os protocolos de prevenção para conter o vírus, preservar vidas e manter as atividades econômicas funcionando”, disse.

Regiões com Alerta

• Cachoeira do Sul
• Caxias do Sul
• Palmeira das Missões
• Passo Fundo
• Pelotas
• Santa Rosa
• Uruguaiana