Rio Grande do Sul apresentou recuo de 3% em relação ao mesmo período do ano passado

Na contramão do cenário estadual, que registrou uma queda de 3% na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2022, Bento Gonçalves apresentou dados promissores. De 1º de janeiro a 31 de março, a Capital do Vinho registrou 682 novos empreendimentos, o que revela um crescimento de 8,25%, com relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que avalia que houve uma estabilidade na abertura e fechamento de empresas comparando 2021 a 2022. Segundo a titular da pasta, Milena Bassani, “a pandemia fez com que os empreendedores tivessem que se reinventar, abrindo oportunidades para novos negócios”, afirma.

Em março de 2022 o setor que mais abriu novos negócios foi o de serviço (473); seguido de comércio e serviços (114); comércio (59); autônomo (23); indústria e serviço (5); associação (3); indústria (3); agroindústria (1) e outros (1).

Com relação ao Estado, de janeiro a março, foram abertas 62.178 empresas, de acordo com informações da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Do montante, o número de microempreendedores individuais (MEIs), tem se destacado. Foram 51.032 novos MEI’s abertos, o que representa 82% dos novos empreendimentos. 

A situação é semelhante em Bento Gonçalves.  A Secretária também atesta o aumento na busca de registro dos microempreendedores. “Houve um crescimento na abertura dos MEI’s que se deve ao fato da necessidade dos pequenos empreendedores se reinventarem. Devemos fazer uma observação acerca do grande número que acaba após um ou dois anos de sua abertura, alterando a forma de tributação por passar o valor de faturamento anual. Além disso a desburocratização e a agilidade para a obtenção de alvará de localização e funcionamento são fatores que facilitam esse processo de abertura de uma empresa”, aponta Milena.

Ações de incentivos

A titular da pasta afirma que o município fomenta o empreendedor das mais variadas formas e modalidades. “Podemos destacar a Sala do Empreendedor, que desenvolve um papel muito importante como porta de entrada das novas empresas. Temos ainda a Lei nº 6.012/2015, que fornece incentivos aos novos empreendimentos ou para ampliação dos já existentes. Ainda como auxílio para a captação de mão de obra, existem o Balcão de Oportunidades e o Balcão do Primeiro Emprego”, salienta.

De portas abertas

Um dos exemplos de empreendimentos abertos em março é a Fattoria Empório Gourmet, que abriu suas portas no último dia 22. Segundo as sócias-proprietárias Suelen Marin e Vanessa Arcari Restelli Tomasin, o propósito do espaço é valorizar os produtos nacionais e regionais que remetem a mesa farta e aos sabores que relembram as raízes italianas.

De acordo com elas, o período escolhido para abertura foi devido a ser pós-pandemia e próximo de datas comemorativas. “Após a realização de um estudo, avaliou-se que a população da zona sul da cidade de Bento Gonçalves, não dispõe de um empório gourmet próximo. Visto isso, decidiu-se que a localização da Fattoria seria no bairro Botafogo”, contam.

Panorama nacional

Com base no Mapa de Empresas (ferramenta online com dados precisos e atualizados sobre a atividade produtiva no país), em março, o número de empresas abertas no Brasil diminui 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 350.602 novos empreendimentos registrados no mês em 2022, quando em 2021 foram 356.292.