A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira, 29, um pedido para uso emergencial da vacina Covaxin. O pedido foi encaminhado pela empresa Precisa. Agora, a Anvisa tem até 30 dias para analisar toda a documentação exigida. Nas primeiras 24 horas, as equipes irão realizar uma triagem do processo e verificar se todos os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. “Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório”, divulgou por meio de nota. 

Em junho, a Anvisa já havia autorizado a importação de quatro milhões de doses da vacina Covaxin, com uso de forma controlada. No entanto, até o momento, nenhuma dose do imunizante está disponível no país.

De acordo o laboratório responsável pela fabricação do imunizante, a Covaxin é feita com vírus inativado, na qual o vírus não consegue se replicar, mas sua presença no organismo faz com que o sistema imunológico reaja. É aplicada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas. Segundo o fabricante, apresenta eficácia geral de 78% e 100% de eficácia para evitar casos graves da covid-19.

Foto: Indranil Aditya / NurPhoto via Getty Images