A reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), decidiu, nesta terça-feira, 29, pelo aumento de 52% na tarifa adicional, também chamada de bandeira vermelha patamar dois, que será adotada nas contas de luz. Com isso, para cada 100 quilowatts-hora consumidos, o cliente irá pagar R$ 9,49. Até então, o valor estava em R$ 6,24. O aumento ocorre após piora nos índices hídricos que o país enfrenta.

De acordo com o presidente da Aneel, André Pepitone, que foi favorável ao aumento, o atual momento enfrentado no país obriga a adoção de medidas mais drásticas para evitar possíveis racionamentos de energia elétrica no futuro. “Não estamos promovendo aumento porque gostamos ou queremos. É uma realidade, o custo está presente. O que estamos decidindo é o que fazer com esse custo, se apresentamos agora ou depois, com a correção da Selic”, disse.

Com a atualização, o novo valor começará a ser praticado a partir de agosto e deve persistir até novembro, segundo apontam estudos realizados pela Aneel. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para alertar a população sobre o custo da energia produzida no Brasil, visando conscientizar o uso em períodos com maior uso das usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.