A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de lançar uma ferramenta que promete facilitar a vida dos consumidores na hora de consultar os preços dos medicamentos. Trata-se de um novo painel que reúne informações detalhadas sobre os valores cobrados por diferentes produtos farmacêuticos.

Segundo a Anvisa, o objetivo é garantir mais transparência e facilitar o acesso dos consumidores às informações sobre os preços dos remédios. Anteriormente, já existia uma lista de preços máximos cobrados pelos medicamentos no portal da agência, porém, agora, com o novo painel, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, buscando pelos nomes dos medicamentos, seus princípios ativos ou até mesmo pelo número de registro.

De acordo com as normas da Anvisa, farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidores e importadores não podem oferecer preços mais altos do que os estipulados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Caso o consumidor constate que o valor cobrado está acima do permitido, ele pode denunciar o caso diretamente à Câmara de Regulação.

O novo painel também disponibiliza informações sobre três tipos de preços máximos: o preço de fábrica, que é o valor máximo cobrado dos fabricantes pelos estabelecimentos de venda; o preço máximo ao consumidor, que representa o valor que o cidadão paga nas farmácias e drogarias; e o preço máximo de vendas ao governo, que estabelece um desconto mínimo obrigatório para determinadas vendas ao setor público.

O link para acessar o novo painel de consulta de preços de medicamentos está disponível no site oficial da Anvisa, gov.br/anvisa.