O Governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quarta-feira, 31, a antecipação da vacinação contra o coronavírus em profissionais da segurança pública. A informação foi dada pelo vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Júnior, após a autorização do Ministério da Saúde em colocar a categoria nas prioridades do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o governo, um lote exclusivo de vacinas será enviado ao RS. No entanto, ainda não há uma data e quantidade de doses que serão encaminhadas.

De acordo com o vice-governador, a operacionalização da imunização dos profissionais deverá ocorrer a partir do momento que o governo federal repassar informações sobre a quantidade e a chegada dos imunizantes. Segundo Ranolfo, em dezembro do ano passado, o governo do RS havia encaminhado um ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitando a prioridade da classe na campanha de vacinação. Nesse ano, um novo documento foi enviado pelo Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) pedindo a vacinação. “É uma medida essencial, portanto, em primeiro lugar para proteger a vida desses profissionais, e também para assegurar a continuidade do trabalho de manutenção da ordem e combate à criminalidade”, afirmou o delegado.

Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação dos agentes de segurança deve ocorrer de forma escalonada e proporcional, priorizando os trabalhadores do atendimento e/ou transporte de pacientes, seguindo nos envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar, depois os agentes das ações de vacinação contra a Covid-19 e, por fim, nos profissionais de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Segundo o documento, em caso de doses excedentes, as vacinas deverão ser aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais, com comorbidades ou deficiência permanente, seguindo o ordenamento descrito no PNI. Os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas, que não se enquadrarem nas atividades descritas acima, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, segundo o ordenamento descrito no PNO.

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG