Diretor da Cia. Apolo de Supermercados, com sede em Bento Gonçalves, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, recebeu, em cerimônia na noite de terça-feira (15), a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação em prol do desenvolvimento do RS. A concessão da mais alta honraria do Legislativo gaúcho foi entregue pela 1ª secretária da Casa, deputada Marisa Formolo (PT), pelo deputado Gerson Burmann (PDT), proponente da homenagem, e pelo deputado Alexandre Postal (PMDB).

Em seu discurso, Burmann destacou a liderança, o empreendedorismo e o carisma do empresário, que desde 2002 está à frente da Agas. Elogiou o avanço do setor supermercadista nos últimos anos, especialmente a possibilidade de levar esse avanço para o interior do estado, e ainda lembrou que a ideia de homenagear Longo surgiu a partir do Grande Expediente, realizado em 2011, que marcou os 40 anos da Associação. “O setor supermercadista é um dos que mais se destacam na economia gaúcha, e decidimos investigar o porquê disso. Então, chegamos na Agas, uma das razões pelas quais os supermercados se transforaram na extensão de nossas casas. Visitar o supermercado, hoje, é para muitos um lazer”, destacou.

Homenageado da noite, Longo disse que a outorga é motivo de orgulho e aumenta seu compromisso em buscar sempre, através do diálogo, soluções e avanços que contemplem a todos os gaúchos. “Agradeço a todos os deputados e reafirmo o compromisso da Agas e do setor supermercadista gaúcho em contribuir, sempre que formos convidados, para o perfeito alinhamento e ajustes dos regulamentos e legislações que contemplarem ou forem pertinentes ao nosso segmento”, afirmou. Defendeu ainda os setores industrial e primário e que é preciso enxugar o Estado, a exemplo do que as empresas de sucesso estão fazendo. Por fim, anunciou que na Expoagas 2014, a ser realizada em agosto, haverá o lançamento do primeiro curso de pós-graduação no país em supermercados.

Em nome da Mesa Diretora da Casa, a deputada Marisa Formolo ressaltou a alegria e a gratidão dos testemunhos de vida dos agraciados com a Medalha do Mérito Farroupilha. Lembrou que cada parlamentar só pode conceder uma medalha por legislatura (quatro anos). A deputada destacou os perfis pessoal e profissional de Longo enquanto empreendedor, educador e inovador. Além de familiares, amigos e integrantes da Agas, também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin; o secretário-geral de Governo de Bento Gonçalves, Enio De Paris; o superintendente-geral da AL, Artur Souto; representantes do Tribunal de Contas do Estado, Victor Faccioni; da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro; da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo; e de entidades como Fecomércio (através do presidente Luiz Bohn), ARI, CIC de Garibaldi e Grêmio Náutico União.

Sobre Antônio Cesa Longo

Neto de imigrantes italianos, Antônio Cesa Longo nasceu em 25 de julho de 1960, em Porto Alegre. Economista com pós-graduação em Gestão Empresarial e Administração em Marketing, é diretor da Companhia Apolo de Supermercados, com sede em Bento Gonçalves, onde atua desde 1982. Atualmente, a companhia possui sete lojas no município e uma em Garibaldi. Sob a gestão de Antônio Cesa Longo, a empresa posicionou-se entre as 25 maiores do setor supermercadista gaúcho. Em sua trajetória, Longo foi vice-presidente do CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Exerceu, ainda, cargos de direção na Fecogêneros e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Hoje, é diretor da Federasul e, desde janeiro de 2009, ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Depois de participar como diretor e vice-presidente, Antônio Longo assumiu, em dezembro de 2002, o cargo de presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Sua principal meta foi a interiorização da entidade, através da realização de convenções, feiras e jantares nos mais diferentes pontos do Rio Grande. Direcionou também seu foco para a capacitação de gestores e colaboradores de supermercados, qualificando a mão de obra e aprimorando o atendimento do setor à população. Em dez anos de mandato, são mais de 27 mil profissionais treinados em projetos pioneiros que balizaram as ações de outras entidades do setor, como o curso superior de Gestão em Supermercados, a implantação de um supermercado modelo para treinamentos práticos, o Centro de Capacitação Agas, e principalmente a escola móvel “De olho no futuro”, que percorre semanalmente o interior do Estado com cursos em uma carreta.

Anualmente, a Agas congrega mais de 70 mil pessoas em feiras, congressos, palestras, cursos e eventos realizados em mais de 30 municípios do Estado.