Sempre em busca de sua melhor versão

Filha de Paulo José e Maria Inês Cobalchini, Ani Paula Cobalchini Zietolie nasceu em Bento Gonçalves, envolta em um ambiente repleto de amor e carinho proporcionado por seus pais. Essa atmosfera acolhedora que a faz enxergar a família como um refúgio, onde encontrou nutrição emocional e força para enfrentar os desafios da vida. “A família é o alicerce onde cultivamos nossas raízes e também as asas que nos permitem alçar voos. É onde reside o amor genuíno e o conforto, sendo a coisa mais valiosa em nossas vidas”, afirma.

Com uma existência marcada pela dedicação, coragem e fé, Ani Paula se define como alguém em constante busca pela melhor versão de si mesma, tanto como mãe, esposa, quanto profissional. Ávida por conhecimento, ela se encanta com questões que permeiam a ciência, a psique, a espiritualidade e, principalmente, o autoconhecimento. Considera-se uma amiga leal e uma ouvinte atenta, e acredita na importância da gentileza e humildade, pois são essas virtudes que, segundo ela, abrem portas e conquistam corações.

Há 24 anos, Ani Paula conheceu Fábio Ziotelie, seu companheiro de vida, melhor amigo e esposo. Dessa união, que se sustenta em bases sólidas de confiança, carinho e amor mútuo, nasceram três filhos maravilhosos. Para ela, experiência de ser mãe foi extraordinária e transformadora. “À medida que criamos nossos filhos, também nos transformamos, evoluímos e nos desenvolvemos. Cada um deles possui sua própria personalidade, temperamento e demandas, e é uma jornada de educação mútua, repleta de amor e respeito”, compartilha.

Ani entende que os valores humanos são os mais importantes a serem transmitidos a seus filhos. “Ensino-lhes a importância da gentileza, amorosidade, caridade, liberdade, confiança, temperança, compaixão e respeito. Estes são alguns dos valores que priorizamos em nosso lar, e a melhor forma de educar é através do exemplo”, destaca.


Em 1999, Ani Paula se formou como fonoaudióloga, uma escolha motivada pelo seu fascínio pela comunicação e pelo desejo de compartilhar seus conhecimentos e ouvir as histórias de cada indivíduo que cruza seu caminho. Hoje, uma das facetas de sua profissão que mais a encanta são as palestras que ministra, onde tem a oportunidade de auxiliar e compartilhar conhecimento ao mesmo tempo. “Gosto de disseminar o conhecimento e contribuir para a jornada de cada pessoa que me ouve. Já palestrei em congressos no Rio de Janeiro e São Paulo, além de diversos congressos pelo Brasil. Também ministrei palestras para professores e pais em escolas aqui na cidade, e é uma experiência gratificante poder fazer a diferença”, relata.

Contudo, o que mais emociona Ani em seu trabalho é testemunhar os resultados dos esforços e poder impactar positivamente a vida de seus pacientes. “Cada vez que um paciente recupera a audição, começa a falar, volta a se alimentar sem engasgar, consegue se expressar ou dorme sem roncar, cada pequena evolução me traz a certeza de que escolhi a profissão certa”, avalia.

Quanto ao futuro, Ani deseja sempre o melhor para seus entes queridos e almeja cada vez mais poder ajudar os outros por meio de seu trabalho. “Quero estar sempre ao lado da minha família, acompanhando o crescimento dos nossos filhos. Profissionalmente, pretendo continuar estudando e trazendo o que há de melhor para auxiliar aqueles que buscam minha ajuda, proporcionando não apenas a eliminação dos sintomas, mas também um maior autoconhecimento, amor próprio e ferramentas para a autorregulação”, conclui.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Ficar com a família, caminhar, cozinhar;
Felicidade: é um estado de espírito, uma decisão: eu decido ser feliz todo dia;
Saúde: sem ela, não há nada;
Praia ou campo? Praia;
Um filme/ série: Um sonho de liberdade;
Uma paixão: cozinhar pratos diferentes;
Música? Qual sua preferida? Música clássica, mas um rock ‘n’ roll dos anos 80, também cai bem;
Livros? Quando Nietzsche Chorou;
Viagens? Todas são especiais, especialmente com a família reunida.