Os termos de um novo aditivo ao convênio firmado desde 2013 entre a prefeitura de Bento Gonçalves e a Brigada Militar sobre a ampliação do número de policiais a atuarem no Policiamento Comunitário no município foram definidos. Uma reunião entre o prefeito Guilherme Pasin e o comandante do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) major Álvaro Martinelli foi realizada na tarde de terça-feira, 3 de novembro.

De acordo com o prefeito, o objetivo é ampliar o número em cada núcleo da Brigada Militar. Atualmente, o município conta com oito núcleos, cada um com três policiais. O número, pela proposta, passaria para quatro em cada um. Há, ainda, um núcleo da Polícia Civil com oito policiais. Os policiais recebem auxilio moradia no valor de R$ 603,20. O total de atendidos com o subsídio saltaria de 32 para 40. “A segurança de nossa população é o objetivo maior de nossos esforços. Em um cenário de dificuldades financeiras é preciso continuar cooperando para construir novos caminhos” disse Pasin.

O documento será agora encaminhado pelo 3ºBPAT ao comando da Brigada na capital. O Subcomandante do Batalhão, capitão Reni Onírio Zdruikoski, que também participou da reunião, salienta que o projeto vem obtendo excelentes resultados, e, por isso, está sendo gradativamente ampliado. “É extremamente positivo para a comunidade, uma vez que há municípios que inclusive desativaram o policiamento comunitário, e aqui nós estamos incluindo novos policiais”, disse.

Logo que foi implantado, em junho de 2013, o policiamento comunitário tinha seis núcleos, incluindo o da Polícia Civil, com 26 servidores. Atualmente 70% do território do município já é contemplado com a atuação dos policiais beneficiando os moradores de 22 bairros e dois distritos no interior. Bento Gonçalves é o município do Estado que conta com o maior número de núcleos dentro do modelo de policia comunitária. Além do auxilio moradia aos policiais, a prefeitura também tem investido na aquisição de viaturas, coletes, algemas, pistolas e rádios comunicadores.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal.