O novo espaço do Pronto Socorro do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves ficará pronto até final de setembro. O ambiente que está aberto ao público desde abril, contará com novas salas de atendimento e de espera, novos consultórios médicos, boxes fechado, entre outras melhorias na parte física, como novos equipamentos e mais serviços disponibilizados aos usuários. Mesmo passando por obras, o local já atende ao público, priorizando os atendimentos eletivos, como curativos, revisões médicas e aplicações de injeções.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do hospital, Antônio Stringhini, foi preciso percorrer um grande caminho para se chegar até este resultado. “Reuniões internas, simulações e várias visitas a outros serviços modelares de referência nacional”.

O objetivo da reformulação do Pronto Socorro do Hospital Tacchini é uma maior humanização da assistência e resultados melhores na comodidade dos pacientes que buscam consultas com médico plantonista ou serviços eletivos. “Informações continuadas aos familiares e monitoramento do processo assistencial, como medição do tempo em cada etapa do atendimento serão princípios fundamentais a serem aperfeiçoados e acompanhados, com progressivas metas de melhorias a serem atingidas”, explica Stringhini.

A reforma, de acordo com o presidente, dobrará o tamanho do Pronto Socorro, a área ampliada consiste em: aumento da sala de espera pediátrica; aumento da sala de inalação; aumento da sala de observação pediátrica; criação de mais um consultório médico; criação de 13 boxes fechados; criação de três salas de espera para atendimento conforme complexidade; criação de dois postos de enfermagem e prescrição médica.

Para a diretora técnica do hospital, Roberta Pozza, estas melhorias se justificam porque 60% dos pacientes adultos que passam pela Unidade de Tratamento Intensivo são provenientes do Pronto Socorro. Embora 70% dos atendimentos de emergência são considerados não urgentes de acordo com o novo sistema de atendimento que o hospital está implantando – o Protocolo de Manchester.