A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) vai apoiar a decisão do Governo do Estado para manter a região em bandeira preta por mais uma semana, após aumento no número de internações em leitos de UTI dos últimos dias. A entidade, que muitas vezes foi contrária às decisões do Comitê de Crise Estadual, agora entende que a manutenção das medidas mais restritivas possa ajudar a diminuir a crítica situação que a região se encontra.

Em uma conversa entre o presidente da entidade, José Carlos Breda e prefeitos integrantes da Amesne, é quase que consenso que o momento é muito delicado e exige a manutenção da bandeira preta. Segundo ele, a maioria dos chefes do Executivo da região entende que o momento é delicado e se faz necessária a permanência das restrições. “Acredito que é necessário, embora alguns prefeitos gostariam de abrir, mas a maioria permanece firme na necessidade de fazer as restrições”, afirma. 

Apesar do apoio às decisões estaduais, há um movimento para que o governo do Estado volte a utilizar o modelo de cogestão, suspenso temporariamente desde a semana passada. Com o mecanismo, municípios poderiam adotar medidas mais flexíveis do que as atuais.

Foto: Governo do RS