Liderados pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeitos da Serra Gaúcha voltaram a discutir, nesta quarta-feira, 3 de setembro, a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na região. O encontro em Porto Alegre contou com participação do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

Durante a reunião, duas áreas para implementação do Campus foram apresentadas pelos prefeitos, uma delas em Bento Gonçalves, na divisa com Garibaldi, outra em Farroupilha. “O município trabalha em conjunto com Garibaldi em uma área no Vale dos Vinhedos, que seria conveniada com a Embrapa. Mas, como todos os prefeitos trabalhamos em conjunto para a vinda da unidade para a Serra independente do local escolhido”, destaca o Pasin.

Conforme o vice-reitor da instituição de ensino, Rui Vicente Oppermann, a discussão do local de instalação é importante, mas não será a pauta no momento. Oppermann é responsável internamente por tocar projetos de expansão, e disse que a UFRGS concentra-se agora em consolidar o Campus Litoral Norte e que a expansão para a Serra será trabalhada com intensidade após a consolidação deste local.

O presidente da Amesne, prefeito de Nova Araçá, Aícaro Umberto Ferrari disse que que há um consenso entre os Municípios em torno da necessidade de que a UFRGS se instale na região, independentemente do local escolhido. “Estamos aqui para retomar o diálogo com a Universidade. A Amesne quer ser colocar como interlocutora entre a UFRGS e a Região”, finaliza.