Na reunião que ocorre na manhã desta terça-feira, 25, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) defenderá, junto ao governo do Estado, o retorno das aulas presenciais a partir do dia 31 de agosto. O encontro reúne representantes das associações dos municípios e também a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Durante o encontro, a Amesne, que representa os municípios da região, irá defender que os municípios tenham autonomia para definir um calendário, conforme a situação em cada região, seguindo os protocolos de saúde para diminuir a possibilidade de contágio ao novo coronavírus. Uma proposta semelhante foi apresentada pelo Estado e rejeitada pela maioria dos prefeitos em pesquisa realizada pela Famurs há poucas semanas.

Atualmente, o cronograma apresentado pelo governo sugeria o retorno das atividades presenciais na segunda-feira, 31, com as escolas de Educação Infantil, seguindo pelo Ensino Superior no dia 14 de setembro. Em seguida, Ensinos Médio e Técnico (21 de setembro), Fundamental – anos finais (28 de setembro), e por fim, no dia 8 de outubro, os anos iniciais do Ensino Fundamental.