Cerca de 300 alunos, de sete escolas, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) receberam certificado e medalha. O evento ocorreu na noite de terça-feira, 8 de dezembro, no Pavilhão E, na Fundaparque. A formatura reuniu crianças e adolescentes que participaram do programa no segundo semestre deste ano, além de pais, professores e autoridades. O Proerd é realizado pela Brigada Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ministério Público e Poder Judiciário.

O programa foi fundado em 1983, em Los Angeles (EUA), chegando ao Brasil através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1992 e em 1998 chegou no Rio Grande do Sul. O Proerd tem o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Fundamental a não se envolver com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo.

Durante a formatura o prefeito Guilherme Pasin, ressaltou que a grande participação é resultado do bom andamento do projeto. “É uma semente que foi plantada em cada um destes estudantes, futuros cidadãos que vão construir uma sociedade cada vez melhor, longe das drogas e violência”, salienta.

O aluno Camilo Rodrigues Neto, 11 anos, estudante do quinto ano na escola Estadual Carlos Dreher Neto, disse que o programa ensinou sobre a prevenção contra as drogas e a não ir para o caminho errado. “Gostaria que o curso continuasse”, destaca o aluno. Ele disse que quando crescer gostaria de fazer parte do Proerd. O evento teve ainda a premiação dos melhores alunos e a a participação do mascote do programa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 12 de dezembro.