Os alunos do curso básico de formação de Bombeiro Militar, em Bento Gonçalves, encontraram uma forma de salvar vidas antes mesmo de concluírem sua formação. Um ônibus com 22 futuros integrantes da corporação viajou até o Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) para realizarem, em conjunto, a doação de sangue.

De acordo com o Tenente Ozéas Cardoso, que comandou o grupo na ação solidária, a iniciativa de fazer parte da campanha de doação do Hospital Tacchini partiu dos próprios alunos, que realizam o curso no Centro de Capacitação e Treinamento (CCT), localizado no bairro Salgado. “Em função da pandemia, a os estoques de sangue ficaram mais baixos do que o normal. Eles se sensibilizaram e pediram para realizar a doação como forma de ajudar a comunidade”. 

De acordo com a enfermeira Ana Paula Lemos, líder da Agência Transfusional do hospital, a importância do gesto dos alunos vai além da doação. “Ter uma instituição com o reconhecimento e credibilidade dos Bombeiros ao nosso lado nessa campanha é um símbolo da importância dessa luta. E quando a doação é feita próxima ao Dia do Bombeiro, ganhamos mais um motivo para agradecer a dedicação e o trabalho deles”. 

Todos os meses, o Tacchini Sistema de Saúde utiliza cerca de 260 bolsas de sangue para tratamento dos seus pacientes e carrega o compromisso de repor esse número de doação ao Hemocs. 

Como doar

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, apenas uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como armazenagem e transfusões ambulatoriais, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. 

Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores recebem todos os equipamentos de proteção necessários. 

As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula.

Fonte e foto: Ascom Hospital Tacchini