Educandário precisou alterar horário de saída dos estudantes, mas não está conseguindo acordo com a empresa de ônibus responsável pela região

Alunos do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, localizado no bairro Santa Rita, em Bento Gonçalves, estão enfrentando um impasse. O horário de saída do turno da manhã foi ampliado, passando das 11h45 para às 12h. Contudo, o vice-diretor, Paulo Geovani Magalhães Machado relata que a escola não está conseguindo entrar em acordo com a empresa Santo Antônio, responsável por fazer as rotas daquela região, para ajustar as linhas do transporte. Dessa forma, alguns estudantes estão sem ter como se deslocar de volta para casa.

De acordo com Machado, há uma demanda de dois transportes sendo um deles para os bairros Santa Helena, Santa Marta e Fátima, que desde segunda-feira já está saindo às 12h e outro para o Centro, que passa antes dos alunos estarem liberados das aulas. “A empresa disponibiliza dois ônibus, mas em horários que não são compatíveis, o que vai para o Centro passa às 11h45, mas não podemos soltar os alunos antes do horário”, afirma

Em relação a esse trajeto, Machado diz que já tentou contato com a empresa, mas o retorno é sempre o mesmo. “Alegam que não tem pessoas suficiente para ir e que não pretendem alterar o horário em função da logística deles. Da nossa parte, já ligamos, mandamos e-mail e continuamos com resposta negativa”, aponta.

A estudante Eduarda Coleone Fogliato, 16 anos, mora no Centro da cidade. Ela é uma das alunas que está sendo afetada com a situação. “Caso o transporte não altere, nós iremos a pé até o nosso destino, e como a maioria trabalha, chegará atrasada no trabalho”, lamenta.

O que diz a empresa

A reportagem do Semanário entrou em contato com a empresa responsável para verificar a situação e saber sobre a possibilidade de um acordo. “A Empresa Santo Antônio vem desde o início do ano, contatando as escolas pedindo os horários que iriam efetuar. No início não conseguíamos contato com a escola Bom Retiro, por não nos atender (via telefone)”, afirma.

Também de acordo com a empresa, durante este período, houve quatro modificações nos horários da escola. “Estas alterações prejudicaram outros usuários, pois os ônibus que atendem o Colégio Bom Retiro também atendem outros trajetos após atender os alunos do colégio. Usuários estes, trabalhadores de empresas, comércio e população em geral”, frisa.

Por fim, a empresa afirma que deseja e vai atender a escola. “mas se faz necessário que o colégio estabeleça um horário definitivo de saída dos alunos, principalmente em respeito aos usuários que necessitam deste ônibus para os horários seguintes”, conclui.