Chrystian Paiva, 20 anos, ingressou no curso de Garçom do Senac Bento Gonçalves em 2017, sem nem imaginar que isso poderia levá-lo a um torneio de educação profissional denominado Competições Senac. A disputa, organizada pela instituição, é composta por etapas escolares, pela regional que reúne os melhores do Estado e pela nacional, a qual seleciona quem representará o Brasil na WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo, em diferentes profissões.

No mês de setembro, Paiva ficou em 2° lugar na etapa regional das Competições, na ocupação Serviços de Restaurante (voltada para alunos do curso de Garçom). Agora, ele treinará com o 1° colocado, o aluno Richard Bertolino (Senac Comunidade-POA), sendo que ambos disputarão um desempate no primeiro semestre de 2020. Tudo isso para decidir quem ficará com a vaga do Rio Grande do Sul para representar o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, no Espírito Santo, também no próximo ano. “Não imaginava que poderia participar de uma competição. Quando me falaram dessa possibilidade, por um tempo, deixei a ideia de lado porque tinha que trabalhar. Entretanto, com o apoio do Senac de Bento decidi retornar e, agora, com essa colocação na etapa regional, vou dar o meu melhor e buscar a vaga para representar o Estado”, coloca o bento-gonçalvense.

A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Atualmente, o Senac-RS participa nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante. Apenas um aluno de cada ocupação é escolhido, na etapa nacional, para representar o Brasil na WorldSkills, que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países.