Produto criado por estudantes do Marista Aparecida filtra impurezas e combate cianobactérias

Uma ideia simples, de baixo custo e que gere impactos positivos e mudanças sociais. Esses foram os pilares da proposta apresentada pelo grupo de estudantes do Ensino Médio do Marista Aparecida no Festival Marista de Robótica, modalidade Incubando Ideias, que conquistou duas premiações: o 3º lugar na categoria Processo Empreendedor e o 1º lugar na categoria Pitch Monster (apresentação com o intuito de despertar o interesse de um investidor).

O Incubando Ideias, um dos desafios do Festival Marista de Robótica, é uma jornada empreendedora que desafia as equipes a pensar em problemas de relevância social e desenvolver iniciativas inovadoras que transformem o espaço em que vivem.

A ideia empreendedora apresentada pelos estudantes foi o SaraH20, um filtro de baixo custo para ser acoplado nas caixas de água da população. Além de remover resíduos e impurezas da água, o objetivo principal desta solução é combater as cianobactérias (microrganismos capazes de realizar fotossíntese). Através das pesquisas realizadas, os estudantes perceberam os impactos do problema social causado pela falta de acesso a água potável, realidade de mais de 34 milhões de pessoas no Brasil, e pela cianobactéria, grupo de bactéria causadora de inúmeras doenças e problemas de saúde pública.

Esse filtro é composto por dois reservatórios, o primeiro é de alumínio com tampa de vidro, permitindo o contato do sol com a água. É a radiação solar que fará a filtragem inicial dessa água, eliminando grande parte dos resíduos. A segunda etapa é a passagem dessa água por um filtro de carvão ativado em um recipiente de cerâmica, que remove cerca de 70% das cianobactérias presentes nessa água e, após essas duas etapas, a água é armazenada na caixa de água para ser consumida.

Além do baixo custo do filtro, o diferencial do projeto é a “simplicidade da solução perante a grandiosidade do problema”, como explica o estudante Pedro Lunelli, um dos integrantes da equipe denominada Sputnik 30. Outro destaque da solução é o alcance, já que ela pode ser usada em água da chuva, de poço, de caminhão pipa e para a água encanada que chega até as torneiras da população. O modelo de negócios desenvolvido pelos estudantes prevê parcerias com entidades públicas e privadas para garantir o acesso em larga escala a esse filtro de água.

O Marista Aparecida participou do desafio Incubando Ideias com outras duas equipes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio: a Thoth, que realizou uma pesquisa relacionada a mineração de asteroides e a Cloud, que desenvolveu um projeto para a utilização de plantas para a limpeza da água dos rios. O Colégio Marista Aparecida também contou com representantes nas outras modalidades do festival: Desafio de Robôs, Desafio de Drones e Cidade Laboratório.