Evitar cafeína e fazer meditação são exemplos de práticas que ajudam o corpo a expulsar o vírus mais rápido, otimizando o processo de recuperação. Existem mais de 200 tipos de vírus causadores de resfriado. Infelizmente, ninguém está livre deles. E mesmo que não haja cura imediata para um resfriado, é fundamental que você evite certas práticas rotineiras que enfraquecem a sua imunidade. A ideia é ajudar o seu organismo a expulsar o vírus mais facilmente, contribuindo para que o corpo não fique totalmente vulnerável ao mal-estar que o resfriado causa ao corpo.

Evite algumas práticas e fortaleça o organismo

Açúcar

Você sabia que com apenas uma colher de açúcar você inibe o seu sistema imunológico por 10 horas? Considerando que uma lata de refrigerante tem cinco colheres de sopa de açúcar é prudente evitar. Inclusive, evite também o álcool, que vira açúcar no organismo.

Cafeína

Evite a cafeína, pois ela ajuda a mantê-lo acordado. Ela vai fazer com que você se sinta cheio de energia por um certo tempo, e depois causará uma recaída, fazendo com que você se sinta ainda pior. Em vez disso, consuma chá verde descafeinado.

Laticínios

Quando o corpo começa a reagir ao vírus, é comum que ele produza muco excessivo na garganta. O leite pode deixar as secreções bastante espessas e mais difíceis de serem eliminadas.

Fumo

Evite fumar durante um resfriado, ou até mesmo ficar próximo de fumantes. A fumaça irrita as vias aéreas causando ainda mais transtorno para o organismo, que está dando tudo de si para expulsar o resfriado de seu corpo.

Aliados que te ajudam a combater o resfriado

Muita água

Beba muita água. Os líquidos favorecem a eliminação do muco, ajudam a desinflamar e hidratar as células, limpando o organismo.

Bastante vitamina C

Consuma bastante Vitamina C. O ideal é que ela seja de origem natural. Esprema limão na água filtrada e beba de 10 em 10 minutos. Evite tomar Vitamina C processada com açúcar. Busque-a nas frutas e nas verduras, como acerola, laranja, morango, salsa, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião e alface.

Consuma gengibre

Esta raiz é eficaz no combate aos vírus e às bactérias. Aquece o corpo, ajudando a eliminar o muco. Melhora a circulação e a expande as vias respiratórias.

Coma alho

O alho é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais antioxidantes, como zinco e selênio, por isso é um excelente remédio para gripes e resfriados. Uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades curativas do alho é beber chá de alho fresco. Adoçado com um pouco de mel.

Descanse

Estresses e poucas horas de sono definitivamente não te ajudam na recuperação do organismo. O corpo sabe como curar e combater a doença, mas precisa estar descansado para acelerar essas funções, por isso é importante relaxar a mente e o corpo para otimizar o processo. Meditar é também uma ferramenta valiosa para a busca do equilíbrio e saúde do corpo.

Fonte: conquistesuavida.com.br

Foto: Reprodução