Hotel Villa Michelon promove festividade para os hóspedes, com colheita da uva e filó

Esta época é especial para os moradores da Serra Gaúcha. É o momento em que as paisagens mudam de cor e de forma, e que a alegria toma conta das cidades da região Uva e Vinho. É neste momento em que é celebrada a festividade máxima destes municípios e que representam todo o trabalho do vitivinicultor: a Vindima.

Por isso, o Hotel Villa Michelon promove, anualmente, a La Bella Vendemmia, que neste ano ocorre em todas as sextas-feiras, até o dia 8 de março. Exclusivo para os turistas, hóspedes do complexo, é tempo de sentir os aromas, cores e sabores dos abundantes parreirais do Vale dos Vinhedos, por isso, esta temporada é recheada de novas experiências.

Cada visitante recebe, como brinde, um avental uma taça e um boné personalizados. Além disso, é recepcionado pela diretora do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon; sua mãe, Leonora e sua tia, Deolinda. Acompanhados da equipe, iniciam a programação do dia. Elaine conta a história da imigração italiana, do trabalho desenvolvido pelas famílias do Vale dos Vinhedos, local que se tornou o principal roteiro enoturístico do Brasil. “É um momento de interação com o hóspede. Explicar a eles um pouco da nossa cultura, da nossa história, é algo muito prazeroso. Muitas famílias, a cada ano, retornam para curtir a nossa festa e isso é muito gratificante”, revela.

A festa

O início da programação é com uma conversa na Casa do Filó. Após isso, é chegada a vez do momento mais esperado: a visita guiada ao Parreiral Modelo, seguida da colheita, pois os frutos que enchem os cestos, serão utilizados na pisa e faz uma referência ao método de obtenção do sumo da fruta nos primeiros tempos.

Durante o filó, o hóspede pode degustar os vinhos brancos e tintos e o suco de uva, servidos à vontade, além da variada e farta gastronomia italiana, típica da região. O Coral Vicentino e Jeverson Carelli animam o grande grupo, entoando músicas tradicionais italianas e gauchescas.

Com a palavra, os protagonistas da festa

Os protagonistas da festividade não poderiam ser outros: turistas que, em família, curtiram a programação preparada pelo hotel. Os hóspedes revelam a experiência e os detalhes que encantam quem visita o Vale dos Vinhedos.

De Passo Fundo

Há seis anos, Silvia e Antônio Alberto Morin, de Passo Fundo, participam da La Bella Vendemmia. De acordo com o casal, eles adoram estar no local, pois recordam suas raízes. “O que vivemos aqui, neste dia de celebração, eu vivi quando criança”, revela Antônio. O tratamento disponibilizado pela equipe do Hotel aos seus hóspedes é um ponto de destaque. “Nos tratam como se fossemos da família. A equipe toda nos recebe com muito carinho e nos sentimos como se estivéssemos em casa”, frisa Silvia. No próximo ano, a reserva para participar da festa da Vindima já está sendo programada, mas, desta vez, pretendem trazer a família para celebrar. “Queremos que nossos filhos venham conosco para compartilhar deste momento e esperamos retornar aqui por muitos e muitos anos”, finalizam.

De Rio Grande

Ligia Beskow e Marco Antonio Brizolara, casados há 38 anos, são de Rio Grande e já se hospedaram muitas vezes no Complexo Villa Michelon. Porém, esta foi a primeira vez que participaram da La Bella Vendemmia. “Uma experiência muito bacana. O Memorial do Vinho, por exemplo, é muito bem explicado, tudo é muito instrutivo e resgata as origens dos antepassados, mantendo as tradições”, avalia Marco. Segundo eles, todo o carinho recebido remete às boas lembranças. “Por aqui é um clima familiar. Nos sentimos em casa. Em nossa cidade não tem estas tradições, então, adoramos participar desta festa e conhecer mais sobre a história da região”, pontua Ligia.

Da Argentina

Sergio Antunes Queiróz e Johana Corbera estiveram pela primeira vez em Bento Gonçalves e escolheram o Villa Michelon para festejar a Vindima. Apaixonados por vinhos e pela cultura em torno dele, escolheram o município a dedo. “Esta foi uma experiência muito incrível. Conhecemos a localidade, as vinícolas, os bons vinhos e, acima de tudo, fizemos novos amigos”, releva Queiróz. Johana, que é sommelier, frisa que ficou encantada com a região dos vinhedos. “Uma festa espetacular. Vivemos momentos lindos estando aqui”, pontua.

Fotos: Rita Michelin