Na edição do Jornal Semanário do dia 13 de fevereiro, fiz colocações nesta Coluna sobre alguns problemas recorrentes do nosso trânsito. O texto foi concentrado quase que totalmente no caos do cruzamento das ruas General Osório e Marechal Floriano, onde narrei o que aconteceu no sábado, dia 5, quando a tranqueira chegou ao limite máximo da tolerância. E essa tranqueira toda era devida, também, a motoristas sem noção que trancam o cruzamento e pedestres que acham que sempre é a sua vez de atravessar a rua. Pois bem, na Coluna me reportei ao dia 5 de fevereiro e, com a edição nas bancas, no sábado, dia 13, esse mesmo cruzamento protagonizou o “inferno de Dante” no trânsito.

Os sem noção!

Mas, o que teria acontecido ali que, por volta de 10 h da manhã o trânsito já estava entupido desde a rua 13 de Maio e chegando até a Marechal Floriano, pela General Osório? Ouvi horrores por parte de alguns motoristas indignados. Quando cheguei próximo ao prédio do Banco do Brasil constatei o “pepino”. Alguém, talvez uma “autoridade de ocasião”, resolveu impedir a subida pela rua Marechal Floriano pelos motoristas que chegavam pela General Osório. Imaginem os que escaparam desse caos! Sábado de manhã, 10 h! Todos os motoristas de Bento se dirigem ao centro e pedestres continuavam fingindo que sempre era a vez deles e não viam a tranqueira que ajudavam a criar. Os sem noção deitaram e rolaram. Entrei em contado com o senhor Bedina, da Secretaria da Mobilidade Urbana. Obviamente ali deveriam estar agentes de trânsito regulando o trânsito. Ele me disse que só havia cinco em serviço e estariam atendendo acidentes.

A resposta do prefeito

Já na segunda, dia 22, recebi e-mail do Prefeito Pasin. Nele, manifestou sua preocupação com os conflitos do trânsito e disse ter a convicção de que com a entrada em funcionamento dos semáforos – inclusive para pedestres -, grande parte dos problemas serão equacionados. Continuando o e-mail, afirmou o Prefeito Pasin: “-Enfrentamos atualmente uma defasagem no efetivo de agentes de trânsito. Hoje contamos com 33 agentes cumprindo uma carga horária de 30 horas. São turnos com cinco agentes cada, iniciando as 07h30min e encerrando às 23h30min. Nós estamos prevendo a contratação de outros 24 agentes, por meio de concurso público. Certame que fora anulado no ano passado e que novamente estará sendo realizado ainda no primeiro semestre deste ano”.

A resposta do prefeito II

Segue o e-mail do Prefeito: ” – A justificativa da secretaria de que não há agentes disponíveis para este monitoramento, não é plausível. Devo reconhecer que tens razão quando sugere a presença de agentes no local, principalmente nos horários de maior fluxo. Nesse sentido solicitamos a secretaria uma atenção especial para este cruzamento. Estamos designando já a partir do mês de março, mês em que rotineiramente o fluxo de trânsito aumenta, muito em conta devido ao retorno das férias escolares, de que haja o monitoramento sugerido e principalmente seja eficaz nas proximidades das escolas, como é o caso existente na Rua General Osório”. Ótimo, Prefeito Guilherme Pasin! O período escolar multiplica a presença dos “sem noção” no trânsito e a ação dos agentes – multando, de preferência – será saudada pela esmagadora maioria dos motoristas. Grato por haver respondido a mim e, principalmente, a todos os motoristas que vivem os problemas.