As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são diárias e têm sido feitas de forma intensa pela Secretaria da Saúde (SMS), através do trabalho dos agentes de endemias do município. Os profissionais realizam visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais, com possíveis criadouros. Neste ano, até o momento, o município contabiliza 20 casos, sendo 14 autóctones e seis importados (em que o cidadão se infecta numa outra cidade). Pelo menos 126 armadilhas são monitoradas mensalmente pelos agentes de endemias.

Os bairros onde foram encontrados larvas do mosquito são: Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Juventude, Vinhedos, São Valentim, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos e São Francisco.

Com o objetivo de combater o avanço do Aedes aegypti no município, diariamente os agentes de endemias realizam uma série de ações por bairros do município, dentre visitas domiciliares, em que são conferidos pontos específicos oque podem haver larvas, tendo o risco da proliferação do mosquito, e também a pulverização em pontos considerados estratégicos, onde há casos confirmados da doença.

Estão sendo colocadas também ovitrampas (armadilha para coletar possíveis criadouros do mosquito), além das visitas em residências dos bairros em que ocorre maior incidência de disseminação do Aedes aegypti. Nestas visitas os agentes recolhem as larvas dos mosquitos.

O agente de endemias Sérgio Antônio Grasseli esteve na manhã desta quinta-feira, 7, acompanhando uma equipe no bairro Juventude (um dos pontos considerados infestados), e destacou sobre a importância do trabalho. “Esse trabalho que realizamos é fundamental, pois é voltado para a prevenção. Pelo menos 10 minutos por dia é suficiente para olhar o pátio, ver se não tem água parada em vasos, pneus ou outros recipientes. Nós pedimos para a população fazer a sua parte e limpar os arredores das casas. Se todos fizerem a sua parte com certeza vamos conseguir. Essa é uma questão que devemos ter responsabilidade e participação de toda a população. A dengue é uma doença que afeta a saúde coletiva”.

Dona Ordalina Rocha da Costa, moradora do bairro Juventude, recebeu os agentes e comentou sobre a importância de manter a limpeza do quintal para evitar a proliferação do mosquito. “É um cuidado que a gente precisa ter, e é bom receber os agentes porque eles nos dão a orientação correta. É preciso manter tudo limpo, porque a dengue é uma doença que infelizmente mata, e as pessoas têm que ter a conscientização que a doença pode pegar em qualquer um. Espero que os agentes sejam bem-vindos na casa das pessoas porque eles merecem ser bem tratados também”.

Nesta quinta-feira, 7 de março, as equipes estiveram também realizando a desinsetização no bairro Vinhedos, que teve casos positivados da doença. O trabalho segue ocorrendo no local na próxima semana. Todos os trabalhos são registrados e seguem o plano nacional de combate à dengue.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

Sintomas

  • Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre dois e sete dias;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados. Em caso de denúncias, o munícipe pode entrar em contato através dos números 3055-7166 ou 3055-7142 (WhatsApp).

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Rodrigo De Marco