Competição internacional começou nesta quarta-feira e terá descida final no domingo

O Pan-Americano de Downhill começou nesta quarta-feira, 22, em Sapiranga, no Rio Grande do Sul. Essa modalidade de mountain bike consiste na descida dos atletas morro abaixo com a bicicleta. Quem faz isso no menor tempo possível, vence a disputa. De quarta-feira, 22, até sexta-feira, 24, ocorrerão os treinos. No sábado, 25, será a corrida classificatória e, finalmente, no domingo, 26, às 12h, será a descida que vale as pontuações para definir os campeões.

O campeonato mais importante das américas acontece no morro Ferrabrás. A pista fica no parque Villa Paiva e possui aproximadamente 1.700 metros, somando aproximadamente quatro minutos de descida, com diversos obstáculos como saltos, pedras, raízes, entre outros, sendo uma das mais completas do Brasil.

Os atletas de Bento

A Associação Downhill do Vinho (ADHV) é um time de Bento Gonçalves que está participando do Pan, sendo contemplada com o apoio da administração pública municipal e tendo 16 atletas na competição.  A preparação aconteceu ao longo de meses, em que atletas treinaram em academias para constituir a parte física necessária e realizam descidas práticas em pistas.

A equipe participa de Pan-Americanos desde 2008 e tem um membro do elenco com bastante experiência. Danilo Spader, 70 anos, é o favorito na sua categoria, praticante do esporte a mais de 20 anos e com uma grande soma de troféus. Ao todo, ele já foi 28 vezes campeão gaúcho, 21 vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial e medalha de bronze em Panamericano.

No extremo oposto de idades, Leonardo Becher, 18 anos, é o atual campeão do Pan juvenil e participará da descida de Sapiranga na categoria júnior. Como destaque da principal categoria da competição, Lucas Bertol será o atleta representante na elite, sendo tricampeão brasileiro e medalha de prata em outro Pan-Americano.  

Vinícius Gabrielli competirá na categoria Master A1 (30 a 34 anos) e está focado nesta próxima corrida. Ele e os colegas trabalharam em ajustes na pista para que ela seja mais competitiva para todas. “Treinamos muito nesses últimos meses e aproveitamos as três primeiras etapas do Campeonato Gaúcho para chegarmos no nosso ápice de performance” pontua.

Equipe ADHV/Divulgação

Atletas da ADHV que estarão competindo e suas categorias:

Agnes Coinaski – Sub-30

André Bottega – Master C

Cassiano Fontana – Sub-30

Claudio Gabriel Boroto – Júnior

Daniel Dal Castel – Master B1

Danilo Spader – Veterano 70+

Douglas Henrique Dal Ponte – Sub-30

Enzzo Panarotto – Júnior

Filipe Spader – Master B1

Gabriel Post – Infanto Juvenil

Leonardo Becher – Júnior

Lucas Bertol – Elite

Pedro Henrique Bresolin – Júnior

Pedro Rossoni – Sub-30

Vinicius Gabrielli – Master A1

Vinícius Tondo – Sub-23

Foto: Leonardo Becher/Divulgação