O novo chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin, tomou posse na manhã da terça-feira, 25, durante evento realizado de forma virtual. Cargnin assume a chefia da entidade no lugar de José Fernando da Silva Protas, que estava no cargo de forma interina desde março de 2019.

A solenidade de transmissão de cargo foi acompanhada pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti; do diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento, Guy de Capdeville, além de demais colegas e lideranças. O novo gestor salienta que assume o cargo com muito orgulho e sabendo da responsabilidade que carrega a partir de então. “É um desafio que somente aceitei por ter plena convicção que não estarei sozinho, pois contarei com o apoio e cooperação dos adjuntos que aceitaram construir comigo a jornada dos próximos dois anos”, esclarece.

Agradecimento

Protas comenta que parte da equipe desta nova diretoria estava na anterior. “Fizemos a gestão e criamos um grupo alinhado e com sentimento de responsabilidade muito forte. Portanto, simplesmente muda-se uma peça, mas o nosso compromisso para a gestão da unidade é cada vez mais forte”, salienta.

Ele comenta que está extremamente agradecido por exercer um papel de importância para a instituição. “É um prazer fazer parte dessa empresa a cada dia. Me sinto realizado sendo um pesquisador e funcionário e sou grato pela oportunidade que a vida me deu desse protagonismo. Não tenho prestação de contas a fazer, mas a partir do momento que aceitamos o convite do então presidente Sebastião, fomos de corpo e alma com todo nosso entusiasmo, respeito pela nossa instituição e executamos no limite do possível tudo que era desejável e necessário para uma vida interna de execução programática tranquila e equilibrada”, considera.