Entidade, que completa 15 anos em junho de 2023, atende atualmente 250 crianças e adolescentes

Acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo experiências e vivências que trarão um alicerce para o futuro, com carinho e comprometimento, é o foco da Associação Bento-Gonçalvense de Apoio à Criança e ao Adolescente (Abraçaí). A entidade desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos prestando atendimentos relevantes à comunidade, como parte da rede de serviços sociossistenciais do município.

Através do atendimento ofertado de forma gratuita e diária aos beneficiários, bem como aos familiares, a Abraçaí objetiva oportunizar convivência, apoio e formação integral, visando formar cidadãos conscientes, críticos e com responsabilidade social. Além de estimular o fortalecimento de vínculos e a proteção social de crianças e adolescentes, favorecendo novas experiências familiares e sociais, e desenvolvendo um trabalho preventivo aos riscos sociais dos quais estão expostos.

No local são desenvolvidas atividades como Tecnologia da Informação e Comunicação; Conscientização para a Vida, Corporal e Ambiental; Apoio à Escolarização; Musicalização; Acesso à Informação e à Formação e Iniciação Profissional (em parceria com o SENAC e SENAI) regulamentado pelo Programa Jovem Aprendiz. Todas as atividades são acompanhadas por educadores capacitados na sua área de atuação. Os atendidos recebem, também, alimentação e transporte. Além disso, eles têm acesso a palestras, ações diferenciadas e atendimento para familiares.

De acordo com a responsável por uma das crianças que utilizam o serviço, Kellyn Lemes dos Santos, a Abraçaí é muito importante para sua família. “É um lugar onde nossos filhos ficam seguros, têm alimentação, transporte, atividades que possibilitam novas oportunidades e se desenvolvam. Além disso, convivem com outras crianças e criam novas rotinas“, conta.

Atualmente, são atendidas no local 250 crianças, adolescentes e jovens de cinco a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, que vai além de seu ciclo de vida, englobando fragilização dos vínculos familiares e sociais, violência (física, psicológica, oral, intrafamiliar e outras), falta de acesso a serviços, bens e recursos, não acesso a moradia fixa, maus-tratos, exclusão social, crianças e adolescentes sem acesso a recursos, o uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas), isolamento social; direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos, inserção precária no mercado de trabalho formal e informal e sistema de vinculação de familiar a sistema prisional. “Durante o desenvolvimento das atividades incentivamos aos beneficiários que desenvolvam suas capacidades e habilidades tanto para a vida social quanto comunitária. Desta forma, também contribuímos para que os adolescentes e jovens sejam inseridos no mundo do trabalho, por meio do Programa Jovem Aprendiz”, explica a presidente da Abraçaí, Eliana Casagrande Lorenzini.

A sede da entidade é própria, contando com diversas salas de atividades, biblioteca, ginásio, refeitório, banheiros entre outros, a fim de atender, de forma diária, os beneficiários. A equipe de trabalho é formada por coordenadora executiva, orientadora pedagógica, educadores sociais e musicais, serviços gerais, cozinheira, auxiliar de cozinha, assistente social e auxiliar de manutenção predial. São 14 funcionários em vínculo CLT, quatro terceirizados, uma cedida, uma estagiária e um parceiro. Os salários são pagos com o apoio da comunidade e as campanhas realizadas pela entidade, que visam angariar recursos para a manutenção das atividades.

Aliás, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Abraçaí é a financeira. “A entidade continuadamente não mede esforços para que consigamos manter a sustentabilidade, porém vivemos tempos difíceis. Desta forma, estamos sempre buscando alternativas para que possamos manter os atendimentos como, por exemplo, tentando inovar através dos eventos, através da elaboração de projetos sociais e também atuando com equipe de trabalho reduzida”, frisa a presidente.

Para o vice-presidente, César Anderle, a Abraçaí é uma entidade que colabora, e muito, para uma sociedade melhor. “Precisamos de recursos para cobrir os custos e, para isso, contamos com apoio da comunidade. Dependemos de contribuições de pessoas físicas, de pessoas jurídicas. Todo o dia é uma luta”, garante.

Além disso, Anderle destaca que as instalações também precisam de uma atenção. “Necessitam de consertos, de uma nova estrutura, uma modelagem diferente. Estamos sempre em busca de melhorias, mas muitas vezes, ou a maioria delas, esbarramos na falta de recursos. Ainda mais agora, quando chega o inverno, quando venta muito, quando chove. Temos sempre que estar olhando para a estrutura física. Recentemente lançamos um projeto de energia fotovoltaica e estamos em fase de captação, inclusive. Recolhemos pouco mais de 50% do valor, por isso, conclamamos para que continuem colaborando conosco. É um apelo que fazemos, para que olhem pelas crianças que atendemos”, finaliza.

Musicalização

Uma das principais oficinas desenvolvidas na Abraçaí é a de musicalização. Tanto que a Orquestra de Violões e o Coro, compostos por crianças, adolescentes e jovens que frequentam a Abraçaí, já se apresentaram em inúmeros eventos da cidade e da região. Os grupos são acompanhados pelos educadores musicais Andréia Regina Boscaini, Diego Mariani Perin, Rafael Rigo Vignatti, Giovani Sztormovski e Thaís Alessi Macedo. “A Abraçaí nos ajuda bastante, nos acolhe, auxilia no comportamento, a ter respeito com as pessoas, boa convivência com os colegas, conhecendo outras pessoas”, diz a beneficiária Vitória Ribeiro Dalabona.

O Projeto Orquestra de Violões é uma realização da Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural, do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Empresas Randon, M Dias Branco, Banrisul Consórcios, Bertolini Transportes, CERAN, Terminal Portuário Cotegipe, Robopack, Sulgás, Ourofértil Nordeste, e apoio de Politorno Móveis, PCR Metal, Vinhedos Transportes e Buffon.

Como ajudar

São inúmeras as formas de auxílio para a manutenção das atividades, da equipe e da sede da Abraçaí. Os interessados podem optar pelas seguintes:

  • Destinando Imposto de Renda (COMDICA e Lei de Incentivo à Cultura);
  • Doações Financeiras (carnês e espontâneas);
  • Doações de alimentos e produtos de limpeza;
  • Aderindo as campanhas e eventos;
    Mais informações podem ser obtidas pelos fones (54) 3453 3355 ou (54) 99277 0696.

Diretoria Voluntária

Presidente: Eliana Casagrande Lorenzini
Vice-Presidente: César Anderle
Secretário: Tiago Casagrande
Tesoureira: Clarice Bolezina Cavaleri
Suplentes: Priscila Milesi Basso e Maria Eli Flores Correa
Conselho Fiscal: Sérgio Marino Ribeiro Neves, Vinícius Lima Saturnino e Eliseu Dalpian
Conselho Consultivo: Manuel Jesus Buj, Patrícia Geneviève Dal Mass e Marilene Lazzari
Departamento de Apoio Pedagógico: Rafael Rogério Brunelli e Rosângela Jardim
Departamento de Comunicação: Paula Almentes Pellin e Márcio Possamai
Departamento Jurídico: Felipe Panizzi Possamai e Cesar Tomasi

Texto: Mônica Rachele