Ela pode ser usada para fazer pão, ravióli, torta e risoto. A abóbora é um alimento versátil e, além de render pratos muito saborosos, traz junto um pacote de benefícios para a saúde, como para o coração, a visão e também a boa forma. Veja alguns dos motivos para se inserir este legume na sua rotina alimentar.

Mantém a visão aguçado

Um copo de abóbora cozida ou em forma de purê contem mais de 200% do que o recomendado em vitamina A, o que ajuda a visão. O alimento também é rico em carotenoide, componente que garante a cor laranja, e betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A.

Ajuda na perda de peso

A abóbora é uma ótima fonte de fibras, e, além disso, é pouco calórica. Com isso, mantém a sensação de saciedade mesmo sendo leve. As dietas ricas em fibras parecem ajudar as pessoas a perderem peso. Um estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que comeram uma maçã inteira antes do almoço consumiam menos calorias durante a refeição.

Sementes amigas do coração

Elas são ricas em fitoesteróis, que têm sido associados em estudos como redutores do colesterol ruim.

Reduz o risco de câncer

A abóbora possui o antioxidante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute.

Protege a pele

Os carotenóides presentes na abóbora têm o poder de neutralizar os radicais livres e e manter as células cancerígenas à distância. Além disso, ajudam no combate às rugas.

Melhora o humor

As sementes são ricas em triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis quando se trata de nosso humor. Um punhado delas de abóbora torrada pode ajudar a melhorar o dia.

Ajuda na recuperação pós-treino

Um copo de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana – 564 mg, enquanto a banana tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionamento na sua melhor forma.

Auxilia o sistema imunológico

Um copo de abóbora cozida contém mais do que 11 mg de vitamina C, ou seja, 20% das 60 mg recomendadas diariamente para uma mulher (homens devem ingerir cerca de 75 mg).

Fonte: saudebelezaestetica.com.br