Os produtores de uva de Caxias do Sul e municípios da região que queiram apresentar seus produtos na Exposição de Uvas na Festa Nacional da Uva 2016, que acontece de 18 de fevereiro a 6 de março, em Caxias do Sul, já podem fazer sua inscrição na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Sindicato Rural Patronal ou no escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de janeiro de 2016, sendo que nos demais municípios da Serra os produtores devem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar. A documentação necessária para efetuar a inscrição é carteira de identidade, CPF, cadastro vitícola e talão do produtor rural. O regulamento da exposição de uvas está disponível no site www.caxias.rs.gov.br/agricultura. As categorias em que o produtor pode concorrer são: variedades isoladas, conjunto de variedades ou uva orgânica.

Na categoria variedades isoladas, o produtor pode se inscrever com os seguintes tipos de uva: Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada (Cultivo Protegido e Não Protegido), Lorena, Moscato Embrapa, Moscato Branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália, Rubi e Ribol. O julgamento considera o padrão varietal e comercial, a sanidade, a uniformidade de maturação e de tamanho das bagas e a presença de resíduos/impurezas.

O anúncio dos vencedores será feito durante o Jantar do Viticultor, que acontece no dia 27 de fevereiro de 2016. A premiação será uma viagem técnica para uma região vitivinícola.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul.