Voluntários que se enquadrem nos pré-requisitos e tenham interesse em participar do estudo que testará a efetividade da vacina contra o novo coronavírus podem realizar suas inscrições pela internet, através deste link. A triagem para participação ocorre na próxima semana e será coordenada pela equipe de profissionais do Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre.

Para realizar a inscrição, o voluntário precisa ter mais de 18 anos de idade e ser profissional da saúde, atuando em unidades especializadas em tratamento da Covid-19.

Não podem participar da pesquisa pessoas que já tiveram diagnóstico prévio do novo coronavírus ou sintomas compatíveis com a doença nos dias anteriores à vacinação. Gestantes ou que tenham o desejo de engravidar durante os próximos três meses e mulheres que estão amamentando também não devem participar da pesquisa.

As inscrições também limitam a participação de pacientes com doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico. Voluntários que participaram de outro estudo clínico com administração de produto sob investigação durante os últimos seis meses ou que receberam hemoderivados por transfusão no último trimestre também estão exclusos da seleção.

A triagem e seleção dos voluntários deverá ocorrer na próxima semana. Os testes tem previsão de início para a primeira semana de agosto. Todas as pessoas confirmadas para participar do procedimento receberão contato do Hospital para agendamento, checagem dos critérios e orientações gerais.

Foto: Freepik / Reprodução