Estão abertas até 2 de fevereiro as inscrições para os candidatos ao cargo de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O regulamento do processo de consulta foi divulgado pela Comissão Eleitoral Central nesta terça-feira, 30 de janeiro. Poderão candidatar-se ao cargo aqueles servidores que estiverem em conformidade com os requisitos previstos na Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e Decreto nº. 6.986, de 20 de outubro de 2009.

A consulta ocorrerá no dia 8 de março, em turno único e poderão votar os servidores permanentes ativos e os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

O eleito assumirá o cargo em caráter pro tempore completando o tempo de mandato previsto para o reitor eleito em 2015, de acordo com o previsto no Decreto 6.986/2009. Após este período, está prevista nova consulta para reitor e diretores-gerais de campi.

As inscrições dos candidatos ocorrem entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro de 2018 com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no sítio ifrs.edu.br aba Eleições Reitor 2018/Documentos. Todas as informações referentes a este processo estão no Regulamento do Processo de Consulta e seus anexos. É de responsabilidade do candidato a leitura e preenchimento correto desses documentos.

A previsão é de que no dia 12 de março, seja homologado o resultado final.