Programação que iniciou nesta terça-feira, 21, segue até o dia 25

A 6ª Semana da Pessoa com Deficiência, instituída pela Lei Municipal nº 5.603 de 15 de maio de 2013, abriu sua programação nesta terça-feira, 21, com solenidade no Shopping Bento. No local, estarão expostos até o dia 25, ações e trabalhos desenvolvidos por entidades do município ligadas ao tema.

O evento é uma realização do o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef), Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com deficiência (CAISPEDE), e Associação dos Deficientes de Bento Gonçalves.

O presidente do Comudef, Bruno Garim Soares, agradeceu aos parceiros da iniciativa e salientou a importância da conscientização.  “Hoje, Bento Gonçalves possui mais de cinco mil pessoas com deficiência. Estamos aqui com o objetivo de divulgar nosso trabalho e chamar a atenção de toda a comunidade para essa parcela da população”, destacou.

Integrando o evento, nesta quinta-feira, 23, em parceria com a Mercur, o Shopping Bento recebe uma exposição de dispositivos que podem ajudar as pessoas com deficiência para que elas possam experimentá-los. Dentre eles, diferentes tipos de andadores, bengalas e muletas, joelheira, atadura elástica, colete, espaldeira e órtese para joelho com dobradiças metálicas.

A secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, parabenizou os envolvidos e todas as entidades que fazem a diferença. “É muito emocionante ver como o nosso município é desenvolvido, no quesito de promover uma Semana da Pessoa com Deficiência, que é instituída por lei. Com certeza, todos vocês em parcerias com as entidades prestam um trabalho de excelência para que essas pessoas sejam tão inclusas na nossa sociedade”, salientou.

Ao final do evento, as integrantes da Apae encantaram o público com uma apresentação artística.

De forma a encerrar a programação, a Rua Coberta abriga, no dia 25, a partir das 13h30, uma Mateada Comemorativa, que contará com apresentações artísticas, exposição, pipoca e algodão doce. Os interessados devem levar apenas cuia, bomba e térmica, pois a erva-mate e água quente serão distribuídas.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, e o secretário de Agricultura, Dorval Brandelli, presidentes de associações do Município e imprensa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: José Estefanon