Integrantes da Associação Ativista Ecológica (AAECO) de Bento Gonçalves, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 1 de novembro, na praça Via Del Vino, com diversas faixas sobre a conscientização em relação ao meio ambiente.

De acordo com o secretário geral da entidade, Gilnei Rigotto, o objetivo principal do ato, foi chamar atenção para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), para debater questões relacionadas ao clima. “Estão reunidas as maiores lideranças mundiais, cientistas, políticos e chefes de estado para tentar entrar em um acordo para mitigar todo problema ambiental que o sistema capitalista de consumo exerce sobre o planeta”, afirma.

Rigotto alerta que cada pessoa pode fazer a sua parte para ajudar o planeta. “A soma do indivíduo, aqui em Bento Gonçalves, interior do Rio Grande do Sul, tem como fazer algo para melhorar. É agir localmente e pensar globalmente”, afirma.

Secretário geral, Gilnei Rigotto, vice presidente, Nayara Pasqualotte e Presidente, Willian Lando da AAECO

No local, os integrantes também aproveitaram para chamar atenção sobre o lixo eletrônico recebido e destinado anualmente pela entidade. “Com o que não está computado aqui, são mais de 500 toneladas de lixo eletrônico e mais de 220 caminhões, só de Bento. Em 2010 foram 24 toneladas e cada ano foi subindo, mas agora tem diminuído e acho que vai após dez anos, vai ter uma estabilidade”, analisa.

Com os dados, Rigotto deixa uma reflexão. “Isso mostra a quantidade de lixo eletrônico que o município produz, mas aí pergunto, e se começarmos a ir nas grandes capitais? O planeta chegou no limite do que pode produzir, não temos mais tempo”, afirma.