Após um longo período de espera, os Festejos Farroupilhas estão sendo comemorados desde o Desfile Cívico realizado em 7 de setembro, na quarta-feira. Neste ano, carregam o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, sendo uma celebração da pluralidade presente na composição do estado. E tem como patrono o poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor, Adair Rubim de Freitas. Já a canção tema de 2022 será “Num só lugar”, de Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria.

Daiane e o marido, Leandro

A empresária e gerente do Recanto Nativo de Artigos Gaúchos e Tradicionalistas, Daiane Gasperin Magnaguagno, conta que tem uma expectativa muito boa de vendas para esse ano, pois as pessoas vêm em busca de novas vestimentas. “Com a retomada dos eventos e, também, por termos ficado tanto tempo parados, muita coisa já não serve mais e os pais vêm em busca de itens para as crianças”, revela.

De acordo com Daiane, a indumentária gaúcha não é feita de modismos, embora muitos artistas queiram “fazer moda” com alguns itens. “Porém, deve-se sempre seguir o que está no nosso regulamento, para que daqui a um tempo não se perca essa essência. Assim, quando vermos uma prenda ou um peão pilchados, o reconheçamos de pronto como gaúchos. Se deixarmos a “moda” atingir nosso vestuário, nada sobrará para nossas futuras gerações”, destaca.

A indumentária atual da prenda compõe-se em sapatilha de dança, meia calça branca grossa, bombachinha (anágua), saia de armação, vestido ou saia e blusa, flor no cabelo e maquiagem discreta. “Não é permitido usar preto na vestimenta, pois expressa luto. Os vestidos podem ser lisos, ou estampados com flores miúdas, as saias e blusas devem ser lisas”, explica Daiane.

Se a prenda estiver em um rodeio campeiro ou usando as vestes para andar a cavalo, pode usar a bombacha feminina, bota, camisa, lenço, guaiaca e chapéu. “Em bailes não é permitido o uso da bombacha feminina”, ressalta.

Já as mirins, com até 14 anos, usam vestido de prenda, sendo proibido o uso de saia e blusa por essa categoria. “Não podemos “adultizar” nossas prendinhas e, portanto, só é permitido o uso do vestido, sempre bem delicado e com bastante enfeites. Os demais itens são iguais a prenda adulta, com exceção da flor no cabelo, que deve ser trocada por uma fitinha mimosa, e não pode usar nenhum tipo de maquiagem” informa.

O traje atual do peão compõe-se em botas pretas ou marrom de cano comprido, bombachas sempre em cores sóbrias e neutras, combinando com o colete, guaiaca com fivela frontal que tenham a função de abrir e fechar, camisa em tons claros, com mangas longas, sem estampas ou bordados. Além de chapéu tradicional e lenço com cores variadas, sempre lisos ou modelo carijó. “Os mirins ou ‘piazitos’, usam o mesmo tipo de traje, podendo excluir o colete da indumentária”, acrescenta.

A procura por artigos de couro

O proprietário da Loco de Bueno e da fabricante de calçados campeiros Pisa Flor, Rodrigo dos Santos Bueno, tem grandes expectativas para 2022. “Apesar dos dois últimos anos terem sido difíceis por causa da pandemia, agora veio com força após a volta dos eventos. A procura por artigos da cultura gaúcha está voltando a crescer”, relata.

A loja está ativa há sete anos, mas a Pisa Flor foi criada durante a pandemia, confeccionando calçados com design arrojado, conforto e qualidade. De acordo com Bueno, a marca vem agradando os moradores de Bento Gonçalves, além de outras regiões no estado gaúcho e seus vizinhos. “Trabalhamos com linha masculina e feminina, em confecção sob medida. Atendemos em atacado lojas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com os pés no chão, vamos alcançando degraus maiores”, frisa.

Desde que a loja abriu até agora, Bueno acompanha as novidades para sempre trazer inovação para seus clientes. “Recentemente, tenho notado que a bota sob medida tem sido mais procurada e está em alta. Tem cores para cada época, o preto está voltando a ser usado e o café é um tom que vendemos muito”, informa.

Como tudo parou durante dois anos, a maioria das peças já esgotaram após a volta dos Festejos Farroupilhas. “O pessoal está com sede de um baile e a edição deste ano será um sucesso. Já vejo isso antes de começar, pois já estou tendo ótimas vendas de artigos”, revela.

Amor pelo tradicionalismo

O mestre de obras, Robson Tumelero, 38 anos, participa dos Festejos Farroupilhas desde 2012. “Comecei a comparecer, inicialmente, através de uma brincadeira entre amigos, sem ideia alguma do que era realmente o tradicionalismo. “Participei de bailes e passei a frequentar o CTG Laço Velho, juntamente com meus amigos, Daiane e Leandro. Foi com eles que eu e minha família, aprendemos muito sobre cultuar nossa tradição e nossos costumes”, conta. Recentemente, ganhou de presente do casal, uma bombacha, a qual estreou no último fim de semana.

O Acampamento Farroupilha é a parte que Tumelero mais gosta durante o evento. “É um mês muito esperado, pois não vejo a hora de montar nosso acampamento, fazer jantares e almoços com nossa típica gastronomia gaúcha, tais como: carreteiro, vaca atolada e nosso tradicional churrasco. E além disso o prazer de tomar um mate bem cevado em torno do fogo de chão com as pessoas que compartilham o espaço”, afirma.

O mestre de obras tem muito orgulho de ser gaúcho e de participar de uma cultura tão bonita, ele espera que as gerações mais novas continuem cultivando essa tradição. “Tenho uma filha de três anos, que desde os 16 dias de vida participa conosco no CTG e do nosso acampamento. No que depender de mim e de minha esposa, Daiane Baggio, ela vai aprender sobre e gostar do tradicionalismo”, finaliza.

Programação

10/09 Sábado
07:30h – 10ª Copa Bento de Laço, na ABCTG
10h – Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas 2022, na ABCTG
10h – Distribuição da Chama Crioula da 11ª Região Tradicionalista, na ABCTG
14h – Apresentações com Invernadas, na Via Del Vino
15:30h – Show Alma Gaúcha, com Ezequiel de Toni e Giovani Pincetta, na Via Del Vino
20h – Jantar de Confraternização
22:30h – Fandango com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, na ABCTG (ingressos antecipados e limitados).

11/09 Domingo
7h – 10ª Copa Bento de Laço, na ABCTG
13:30h – Jogos Campeiros, na ABCTG
14h – Show “Um passeio Pelos Festivais Nativistas – 50 anos”, com Ranieri Moriggi, na ABCTG
15h – Encontro de CTGs e Invernadas Artísticas, na ABCTG.

12/09 Segunda-feira
9h – Atividades Literárias | “Jornalismo e fotografia: juntos para a preservação da história local, com Fabiano Mazzotti, na ABCTG
14h – Atividades Literárias | “Jornalismo e fotografia: juntos para a preservação da história local”, com Fabiano Mazzotti, na ABCTG.

13/09 Terça-feira
9h – Oficina do Chimarrão, Oficina da Indumentária Gaúcha, Oficina da Encilha, com Professor Álvaro Machado de Mesquita, na ABCTG 14h – Oficina do Chimarrão, Oficina da Indumentária Gaúcha, Oficina da Encilha, com Professor Álvaro Machado de Mesquita, na ABCTG.

14/09 Quarta-feira
9h – Atividades Literárias | Contação de Histórias: Lendas das Etnias Gaúchas, com Bárbara Cristina, na ABCTG
14h – Atividades Literárias | Contação de Histórias: Lendas das Etnias Gaúchas, com Bárbara Cristina, na ABCTG.

15/09 Quinta-feira
1430h – Baile da Terceira Idade com Grupo Recordação Gaúcha, na ABCTG.

16/09 Sexta-feira
9h – Oficinas e Atividades Culturais: “O Brincar das Tradições!”, com Adriele Flores De Melo, Laura Bressan e Luciano Salerno, na ABCTG 14h – Oficinas e Atividades Culturais: “O Brincar das Tradições!”, com Adriele Flores De Melo, Laura Bressan e Luciano Salerno, na ABCTG 19h – Oficina da Declamação: “A poesia Gaúcha na Infância e Juventude”, com Laura Bressan e Luciano Salerno e Tertúlia Livre, na ABCTG 19h – Tertúlia da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, no Ginásio Municipal de Esportes.

17/09 Sábado
10h – Apresentações com Invernadas, na Via Del Vino
13:30h – Encontro da Gestão Cultural da 11ªRT, Palestra “Etnias do Gaúcho” – com a participação de: Diana Heafliger, Erick da Silva Porto, Giovana Bombassaro, Iraci Dalla Valle, Marcus Flávio Dutra e Solana Corrêa, na ABCTG
14h – Show Alma Gaúcha, com Ezequiel de Toni e Giovani Pincetta, na Via Del Vino
22h – Fandango com Sinfonia de Campo, na ABCTG.

18/09 Domingo
10h – Futebol de Bombacha
14h – Domingueira Farroupilha – Show “Um passeio Pelos Festivais Nativistas – 50 anos”, com Ranieri Moriggi e Baile com Grupo Brasão do Rio Grande, na ABCTG.

19/09 Segunda-feira
21h – Show com Grupo de Dança Sonidos Latino América, na ABCTG
22h – Fandango com Ênio Medeiros, na ABCTG.

20/09 Terça-feira
09h – Cavalgada de Cristo Rei
11h – Missa Crioula com o Padre Gilmar, na ABCTG – Homenagem para o Gaúcho Homenageado
12h – Almoço em Comemoração ao Dia do Gaúcho, na ABCTG (ingressos antecipados e limitados)
13h – Encontro de Gaiteiros, na ABCTG
14:30h – Show com Grupo de Dança Sonidos Latino América, na ABCTG
150h – Enceramento dos Festejos Farroupilhas 2022, na ABCTG.

01 a 20 de setembro –
Acampamento Farroupilha.

Mais informações
Acampamentos: Maurivan (54) 99903-2205
Sesc Bento Gonçalves: (54) 3452-6103
Departamento Cultural da ABCTG: Iraci Dalla Valle (54) 99991-1436
Presidente da ABCTG: Adiles Rodrigues de Freitas (54) 99972-4033
Secretário de Cultura: Evandro Soares (54) 99248-9450