Desde o primeiro título de Capitania Del Rei ou Província de São Pedro do Sul até o nome Estado do Rio Grande do Sul, o processo Histórico seguiu seu curso normal. Possuía características muito próprias que o distinguem do restante das regiões brasileiras, tanto no setor sócio-político quanto nos setores culturais e geográficos. Limita-se com o Estado de Santa Catarina, com a República Oriental do Uruguai, com a Argentina e é banhado pelo Oceano Atlântico. Dignas de nota por sua beleza são as praias rio-grandenses. A paisagem do Rio Grande do Sul é diversificada. Ocupa a região meridional do Brasil, onde se elevam os últimos contrafortes da Serra Geral, que se confundem ao longo com as coxilhas da campanha gaúcha.

                Apresenta a Mata dos Pinheiros, os chamados campos de Planalto (Vacaria), e marcantes coxilhas cobertas por vegetação rasteira a campanha gaúcha. Notam-se os rios importantes como Jacuí, Caí, Taquari e o Rio dos Sinos.

                Sua superfície é de 282.184 KM2. O clima é temperado apresentando temperaturas máximas 36º e a mínima em algumas regiões centrígrados negativos com ocorrências de geadas e até de nevadas.

                O estado do Rio Grande do Sul abrigou diversas tribos de índios. As principais são: Minuano, Charruas, Guaianás, Guaranis e Tapes. Os Charruas, provavelmente imitando os Espanhóis na fronteira das Missões, cavalgavam admiravelmente bem. Costume esse que permanece ao gaúcho como herança. As primeiras notícias da realidade interiorana desta região foram dadas a conhecer pelos jesuítas que catequizavam os gentios. Isto ocorreu por volta de 1596.

                O desenrolar histórico do Rio Grande do Sul, a princípio chamado Continente de São Pedro, é marcada pelo heroísmo em defesa da integridade territorial do Brasil. As entradas paulistas (São Paulo) e lagoistas (Laguna-SC) descendo em seu litoral, os soldados dos reis das cortes de Madrid e Portugal a traçarem dimensões entre os sete Povos e a Colônia do Sacramento; a resistência indígena a frente do Império Espanhol Jesuítico Guarani, foi uma epopeia comovente.

                Ao entremeio de guerrilhas, escaramuças e tratados diplomáticos, fundaram-se as estâncias, tudo em razão das lutas de defesa.

                Ao sul, a Colônia de Sacramento, outra praça forte de grandes façanhas. Em pleno pampa e alto da serra rio-grandense, surgiu como milagre de heroísmo um novo tipo humano, mistura do selvagem e a bravura – o gaúcho – tipo inconfundível, pela destreza, força e bravura. É audacioso e empreendedor e reflete em sua personalidade os aspectos fisiográficos da terra.

                Mais tarde, no século 19, vieram os imigrantes germânicos, italianos, poloneses e outros, que seriam incorporados à cultura rio-grandense. Os dois primeiros grupos trouxeram apreciáveis contribuições para o Rio Grande do Sul.